
Os Ten Years After, que atuam a 28 de junho, juntam-se a Tricky (29), Mafalda Veiga (21) e João Pedro Pais (22) completando o cartaz deste festival sobranceiro ao Douro.
Formados em 1967, em Inglaterra, os Ten Years After viram falecer recentemente um dos seus fundadores, Alvin Lee, o mítico guitarrista que há muito deixara a banda, depois de ter sido a sua principal figura. A sua atuação em Woodstok com o tema “I’m going home”, em que o rock, os blues e o jazz entravam em choque em dez minutos explosivos é um dos momentos memoráveis do festival.
Sem Alvin Lee, que chegou a atuar em 2009, em Gaia, inserido no Douro Blues, os Ten Years After traz os fundadores Leo Lyons, Chick Churchill e Rick Lee, acompanhada pelo guitarrista Joe Gooch. Vai ser assim possível ouvir temas como “Love Like A Man” and “I’d Love To Change The World”, para além do histórico “I’m Going Home”.
O festival, organizado pelo pelouro da Cultura de Vila Nova de Gaia, vai ter como cabeça de cartaz o inglês Tricky, que interrompe um silêncio de três anos, desde “Mixed race”, no que é assumido como regresso às suas origens e ao trabalho de estreia “Maxinquaye”. O novo álbum a lançar em maio, “False idols”, respira o ar dos anos de 1990 e da editora Island que tornaram Tricky sinónimo de um género musical, o trip-hop.
@Lusa
Comentários