Setúbal, 19 de Março - Os
Black Bombain apuraram-se para a final do 3.º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal, iniciativa do programa municipal m@rço.28, ao vencerem a segunda eliminatória da prova, realizada no sábado, no bar Studio 4.

O grupo - que competia com os
Indy, de Setúbal, e os
Dollar Llama e
Raptórica, de Lisboa - veio de Vila Franca de Xira e trouxe a Setúbal sonoridades das músicas do mundo. Os sete elementos, sem conseguirem conter a alegria, revelaram ter ficado "surpreendidos com a vitória, dada a qualidade das restantes bandas".

Os
Indy ficaram em segundo lugar o que os habilita a uma repescagem para a final da prova, situação em que se encontram igualmente os
AX.Cromado, que conquistaram igual posição na primeira eliminatória do concurso, realizada no dia 10.

Numa noite de diversidade musical e de lotação esgotada, os apoiantes e familiares de elementos das bandas participantes revelaram ter "na ponta da língua" as letras, promovendo uma noite animada.

A curiosidade fez com que membros de outros grupos concorrentes do 3.º Concurso de Bandas de Garagem fossem ouvir e ver as actuações do passado sábado no Studio 4.

As bandas participantes agradeceram à Câmara Municipal a oportunidade de se apresentarem em público. Vitalidade e sintonia com o público foram uma constante numa noite dividida entre rock, pop, folk, rap e músicas do mundo.

A derradeira eliminatória da prova, com mais quatro grupos, realiza-se no próximo sábado, dia 24, às 22h00, no Bar Desassossego, com as actuações dos
Louie Djimé, banda de Setúbal que arrecadou o segundo lugar no ano passado, dos
Blue Seats Project, de Vila Nova de Cerveira, dos
Reset, do Barreiro, e dos Clunk!!, de Lisboa, numa noite ao som de rock, metal e funk fusion.

Pedro Brinca, director do jornal digital Setúbal na Rede, membro do júri em todas as edições do Concurso de Bandas, indicou que a "maior parte dos grupos corresponde a um estereótipo definido" e que é agradável quando alguns apresentam algo diferente.

Integram também o júri Pedro Antunes, em representação da Câmara Municipal, e Helena Mendes, professora do Conservatório Regional de Setúbal.

Após as três eliminatórias, a final do 3.º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal decorre no dia 31, a partir das 22h00, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, até ao momento com a presença garantida dos
Moe's Implosion e dos
Black Bombain.

A final, disputada por quatro bandas, é integrada no Festival 7 Rock, incluindo a actuação dos Linda Martini como grupo convidado.

As bandas que se classificarem no primeiro e no segundo lugares recebem prémios de mil e de 750 euros, respectivamente. Ao terceiro e quarto postos cabe a atribuição de 500 e de 250 euros.

O grupo vencedor tem ainda actuação garantida na Semana Académica de Setúbal e na Feira de Sant'Iago, sendo acompanhado, no último caso, por aquela que for eleita a melhor banda do Concelho, igualmente premiada com 500 euros.

Esta iniciativa do programa municipal m@rço.28, patrocinado pelo BES, visa tornar pública a produção musical das bandas nacionais, com especial destaque para as locais, e estimular a criação artística dos jovens.

O 3.º Concurso de Bandas de Garagem conta com os patrocínios das juntas de freguesia da Anunciada e do Sado. A prova dispõe ainda dos apoios da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, do Setúbal na Rede, dos sítios de música
Palco Principal e Cotonete, de "O Praiense" dos bares Studio 4 e Desassossego e da Sociedade Musical Capricho Setubalense.