
O fadista será acompanhado na guitarra portuguesa por Marta da Costa Pereira, que apresentará também algumas peças de sua autoria, e “uma surpresa” ao piano, disse à Lusa fonte próxima dos artistas.
Marta da Costa Pereira recupera a tradição de as mulheres tocarem guitarra, que teve como antecessoras, entre outras, Isabel de Sousa, guitarrista que esteve no ativo até à década de 1950, ou Maria Severa (1820-1846), que cantava acompanhando-se com uma guitarra de cravelhas.
Os outros músicos acompanhadores, no recital de sexta-feira, a partir das 20:00, serão Pedro Pinhal, na viola, e Frederico Gato, na viola baixo.
Do álbum “Fados de Amor”, a canção “Amigo aprendiz”, um poema de Fernando Pessoa musicado por Tiago Bettencourt, foi apontada pela revista norte-americana The Atlantic, como uma das 12 melhores baladas do ano passado.
The Atlantic destacou a capacidade inovadora de Rodrigo Costa Félix de não se deixar amarrar à tradição fadista, “cuja figura maior e mais amada é Amália Rodrigues”, e destacou as suas suspensões, “a interpretação contida” e “harmoniosamente apoiada pelos atentos acompanhadores”.
Rodrigo Costa Félix sublinhou à Lusa que a escolha “é tão gratificante, quanto se trata de uma revista importante que se destina a um público exigente e com acesso a muita e variada música”.
O álbum “Fados de amor” totaliza 15 temas, alguns de autoria de Rodrigo Costa Félix, e inclui poemas inéditos interpretados em fados tradicionais, casos, por exemplo, dos de autoria de Tiago Torres da Silva, “Nos olhos de alguém” e “Paixões secretas”, interpretados, respetivamente, nos fados Esmeraldinha e Alberto.
O fadista canta ainda os tradicionais Fado CUF e Pedro Rodrigues. No CUF, de Alfredo Marceneiro, interpreta "Nós dois", uma letra de Ana Vidal; no Pedro Rodrigues, recupera o tema de António Calem, "Desde ontem não te vejo”, gravado por fadistas como José Coelho, Carlos Guedes de Amorim e João Braga.
De outros repertórios, Rodrigo Costa Félix recupera também “Rosinha dos limões”, de Max, “Como te quis e quero”, de Manuel de Almeida, e “O teu olhar”, de Carlos Ramos.
Neste CD, interpreta ainda o poema de Pedro Homem de Mello “Fonte”, que canta no Fado Menor do Porto.
Marco Rodrigues foi outro fadista que se já apresentou na legação francesa em Lisboa, no palácio de Santos-o-Velho, onde há mais de sete anos, o investigador, músico e fadista Daniel Gouveia apresentou, com Teresa Machado, “O Fado Explicado e Cantado”, uma palestra concerto na qual foram acompanhados por Eurico Machado, na guitarra portuguesa, e Luís Sarmento, na viola.
@Lusa
Comentários