"Andei muito tempo na estrada e sinto agora uma grande responsabilidade por me considerarem um dos representantes do reggae, o que me dá uma motivação maior para fazer um novo álbum, se calhar mais interventivo", afirmou à agência Lusa o músico Ricardo Costa, que assina Richie Campbell.

O concerto de quinta-feira servirá para a gravação de um DVD ao vivo e contará com a participação do rapper português Dengaz, do músico jamaicano Richie Stephens e do alemão Gentleman.

Richie Campbell, 27 anos, editou um EP homónimo em 2010, de "download gratuito", que o apresentou como músico na área do reggae, dancehall. Nesse mesmo ano lançou o álbum de estreia, "My Path", e, em 2012, "Focused".

Grande parte da motivação do músico foi ajudar a "divulgação do reggae em Portugal", sobretudo para que não fosse apenas vista como uma música "fácil de comercializar e mais associada ao verão". "O reggae sempre teve uma mensagem importante, uma mensagem e um pensamento que são lições de vida e eu queria que tivesse um impacto na vida das pessoas", afirmou, admitindo ser um "fanático" da sonoridade reggae.

Neses dois anos de promoção de "Focused", Richie Campbell tocou sobretudo em Portugal, em festivais, mas teve tempo para fazer promoção na Jamaica, onde integrou o concerto de homenagem a Bob Marley e participou no festival Hennessy Artistry.

Para o músico português, o reggae "faz sentido neste momento" e por isso não descarta a hipótese de fazer um álbum com canções mais interventivas, quando estiver a trabalhar nas músicas para o próximo álbum durante os próximos seis meses.

Em janeiro, Richie Campbell representará Portugal no festival Eurosonic Noorderslag, em Groningen, Holanda, dedicado oa novos talentos da música europeia.

@Lusa