![Orquestra Jovem reúne 90 alunos dos conservatórios públicos com «potencial muito grande»](/assets/img/blank.png)
Em declarações à Lusa, Cesário Costa realçou “o potencial muito grande dos jovens selecionados”, para os quais “esta é uma oportunidade de trabalhar repertório que não teriam de outra forma”.
A Orquestra Jovem toca no sábado, em Guimarães, e no domingo, em Braga, estando ainda agendada uma apresentação no dia 2 de maio, em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, no âmbito d’Os Dias da Música.
Os 90 músicos, com idades compreendidas entre os 13 e os 21 anos, foram escolhidos entre 300 candidaturas provenientes de todos os conservatórios do país.
Os jovens ensaiaram esta segunda-feira no Conservatório de Braga, entre as 09:30 e as 20:00, quer por naipes instrumentais, quer em conjunto, disse Cesário Costa, que se afirmou “satisfeito”, e realçou que esta é uma "amostra da qualidade do ensino artístico público em Portugal".
Os jovens "estão a trabalhar” a 1.ª Sinfonia de Gustav Mahler, "Titan", e o Concerto para flauta de Carl Nielsen, sendo solista a flautista Ana Rita Rocha, do Conservatório de Braga, havendo ainda músicos dos conservatórios do Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Funchal, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. O maestro destacou “a troca de experiências” que este estágio proporciona e que qualificou como “muito enriquecedora para os músicos”.
Um estágio “intensivo até ao próximo domingo, incluindo dois concertos, no sábado, no Centro Vila Flor, em Guimarães, no domingo, no Theatro Circo, em Braga, e ainda nos Dias da Música, em Lisboa”, afirmou.
À Lusa o maestro, atualmente à frente da Orquestra Clássica do Sul, disse que esta iniciativa, que se realiza pelo 12.º ano consecutivo, “constitui uma experiência única no nosso sistema educativo nacional ao criar condições para o intercâmbio nacional de jovens instrumentistas”.
@Lusa
Comentários