O single "Gentleman" começará a ser vendido na internet esta sexta-feira em 119 países, lançamento que será acompanhado de um concerto em Seul para 50.000 espetadores.

Psy conquistou o mundo em 2012 graças à internet, com uma canção em sul-coreano acompanhada por uma dança num cavalo invisível, imitada e comentada por milhares de pessoas em todo o mundo.

Divulgado no Youtube em julho de 2012, "Gangnam Style", que parodia a vida dos ricos ociosos de um bairro chique de Seul, tornou-se no vídeo mais visto da história deste site.

Sabe-se pouco da nova canção de Psy, como também do vídeo que a acompanha. Há apenas a informação de que a coreografia será inspirada nas danças tradicionais sul-coreanas, de acordo com o cantor de 35 anos.

"É outra canção com muito ritmo (...). A dança é conhecida por todos os coreanos, mas não pelos estrangeiros. Vamos apresentá-la no 'estilo Psy'", declarou recentemente o artista, que em maio iniciará uma digressão por Ásia e Europa.

A editora de Psy na Coreia do Sul, YG Entertainment, ainda não fixou a data para a divulgação do vídeo, que contou com a participação de vários atores e de uma cantora sul-coreanos. A filmagem terminou na terça-feira, disse uma porta-voz, que acrescentou que há muita pressão para a sua divulgação.

Nas redes sociais e nos fóruns de internet, o lançamento da música é o tema dominante, à frente da crise na península, onde a ameaça de guerra nuclear da Coreia do Norte gera menos interesse entre a juventude sul-coreana.

"Que homem louco! [em referência ao líder norte-coreano, Kim Jong-Un]. Deveria deixar o mundo a dançar, como fez Psy, em vez de se entreter com ameaças nucleares", escreve @saenuli no Twitter.

@AFP