Nos três festivais Teresa Gabriel apresenta-se a solo e é acompanhada pela banda Freedom Café, uma formação constituída por “hang-drum”, violino, violoncelo, guitarra e vozes. Na próxima sexta-feira, Teresa Gabriel atua no Festival Celebração da Alma, na localidade de Uzsa, na região de Veszprém, no noroeste da Hungria.

O festival de três dias apresenta-se no seu sítio na internet como uma “experiência única” em que “se pode passar o tempo despreocupadamente e em comunhão com a natureza”.

Sobre o álbum, em declarações à Lusa em março, em vésperas de ser editado, a compositora realçou que, para a sua concretização, teve “uma forte inspiração em projetos de consciencialização ambiental” em que esteve envolvida.

No dia 22 de julho, a compositora e cantora portuguesa atua no S.U.N. (Solar United Natives) festival na região de Nograd, no norte da Hungria, em Csobankapuszta, onde atua no palco principal. Segundo a organização do S.U.N., anualmente o certame reúne entre 20 mil e 30 mil espectadores.

“Rites of Passage” é constituído por 15 temas, maioritariamente interpretados em inglês, compostos por Teresa Gabriel, que se inspirou na sua experiência, em viagens que fez e nas pessoas que tem conhecido.

“Há também uma forte inspiração em projetos em que me envolvi, de consciencialização ambiental, como o ativismo sagrado, e projetos sociais, que visam criar alternativas às pessoas”, acrescentou. O “ativismo sagrado”, explicou a compositora, procura “ir ao encontro das questões essenciais, ter uma visão mais ampla e não ficarmos presos a uma visão nacional”.

No dia 2 de agosto, Teresa Gabriel atua no Festival de Artes de Ozora, na região de Tolna, no centro da Hungria. Este festival, cujo subtítulo é “Tribal Gathering Psychedelic”, além de música, inclui, na sua programação, artes visuais, circo, dança e teatro, e conta com a participação de 30 mil pessoas, anualmente, segundo a organização.

Do álbum de Teresa Gabriel, editado pela Numérica, fazem parte, entre outras, canções como “Indigo Revolutions”, “The Balence will be restored”, “Wings of the Angel”, “Golden Dust”, “Divine Motherweood” e “Gracias”, que encerra o disco.

@Lusa