![Músicos da Orquestra Metropolitana apresentam-se em dez recitais em Lisboa](/assets/img/blank.png)
“Peças de concerto com piano” é o título do programa que é apresentado na quinta-feira, às 18:30, na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa, e, no dia seguinte, às 21:30, no Centro Cultural e de Congressos, nas Caldas da Rainha, pelos clarinetistas Nuno Silva e Jorge Camacho e a pianista Anna Tomasik.
O programa é constituído pelas peças de Concerto, n.º 1, em Fá menor, Opus 113, e n.º 2, em Ré menor, Opus 114, de Félix Mendelssohn, e o Concerto para dois clarinetes, em Mi bemol Maior, Opus 35, de Franz Krommer.
Obras de Serguei Taneyev e Antonín Dvorak, respetivamente o Trio de cordas para dois violinos e viola, em Ré Maior, e o Terzetto, em Dó Maior, são tocadas pelos violinistas Ana Pereira e José Teixeira e pela violetista Irma Skender, na quinta-feira, às 19:00, no sétimo piso do El Corte Inglés, em Lisboa, e, na sexta-feira, às 13:00, nos Paços do Concelho, em Lisboa.
Na sexta-feira, às 21:30, no Auditório Manuel Maria Baltazar, na Lourinhã, e no dia seguinte à mesma hora, na sala dos Espelhos, no Palácio Foz, em Lisboa, um conjunto de 12 músicos apresenta o programa “Bach, Vivaldi – O Íntimo e o mundano no Barroco instrumental”.
A sequência musical abre com a Primeira Sonata para Flauta BWV 1030, de JS Bach, seguindo-se quatro concertos de Vivaldi - Concerto alla rustica RV 151, Concertos para oboé RV 461 e RV 454 e o Concerto Madrigalesco RV 129 -, encerrando com a Quinta Sonata para Flauta BWV 1035, de Bach.
O ensemble é formado por Nuno Inácio (flauta), Sally Dean (oboé), Adrian Florescu, Liviu Scripcaru, Anzhela Akopyan, Daniela Radu e Elena Komissarova (violinos), Valentin Petrov e Andrei Ratnikov (viola d’arco), Peter Flanagan (violoncelo), Vladimir Kouznetsov (contrabaixo), e Marcos Magalhães (cravo).
Na sexta-feira, às 18:30, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, ao bairro de Campo de Ourique, apresenta-se o Moscow Piano Quartet, formado por Alexêi Tolpygo (violino), Alexandre Delgado (viola d’arco), Guenrikh Elessine (violoncelo) e Alexei Eremine (piano), que irá interpretar, do compositor checo Josef Suk, o Quarteto com Piano em Lá Menor e, do alemão Richard Strauss, o Quarteto com Piano em Dó Menor.
No Museu Nacional de Arte Antiga, às Janelas Verdes, em Lisboa, no sábado, às 16:00, a violinista Diana Tzonkova, o contrabaixista Ercole de Conca e a pianista Savka Konjikusic interpretam o Duo n.º 2, para violino e contrabaixo, de Beethoven, com arranjos de Frank Proto, e a Sinfonia Concertante em Mi Bemol Maior, de Mozart, com arranjos de Ercole de Conca.
O Trio de Percussões da Orquestra Metropolitana, constituído por Fernando Llopis, Marco Fernandes e João Pacheco, interpreta “Angels”, de Stuart Smith, “Rain Tree”, de Toku Takemitsu, “Zoom in – zoom out”, de Luís Tinoco, e “Okho”, de Iánnis Xenákis, na sexta-feira, às 19:00, no Auditório do Liceu Camões e, no sábado, às 16:00, no Museu do Oriente, ambos em Lisboa.
@Lusa
Comentários