![Música e sabores do mundo juntam-se no Lisboa Mistura](/assets/img/blank.png)
Desde 2006 que a Associação Sons da Lusofonia organiza o Lisboa Mistura, que traz “músicas e culturas do mundo, este ano com sabores europeus e africanos”, informou o diretor artístico do projeto, Carlos Martins.
Entre o Castelo de São Jorge e o Largo do Intendente, esta edição dará lugar a um espaço cultural destinado ao conhecimento e à inscrição de novas linguagens e tendências culturais, onde “a mistura não é obrigatória, mas sim uma sugestão a uma perceção do mundo diferente”.
No Castelo de São Jorge, o cartaz do Lisboa Mistura vai abrir hoje com o percussionista indiano Trilok Gurtu, às 22:00. Na sexta-feira atuará o saxofonista natural do antigo Zaire, Manu Dibango. No sábado, dia 21 de junho, os concertos no Castelo de São Jorge encerram com o grupo franco-magrebina Fanfaraï.
Na programação do Lisboa Mistura estão também inseridas as “eletrónicas do mundo” no Largo do Intendente a partir do dia 26 de junho, onde irá atuar Bombino, vindo da Nigéria, membro dos tuaregues e conhecido como “Hendrix do Deserto”. No dia 27, o palco é de Kazimoto da Alemanha e da banda do Congo Jupiter & Okwess International.
O cartaz encerra no Largo do Intendente com General D, que “marca o regresso ao fim de 20 anos, daquele que ficou conhecido como o percursor do rap em Portugal”, disse Carlos Martins.
Integrada na programação, cerca de 100 jovens artistas de bairros da cidade da Oficina Portátil de Artes (OPA) vão participar no evento com espetáculos performativos sob o tema “20/40 – 20 Anos do Hip Hop em Portugal/40 anos do 25 de Abril”.
Este ano haverá também uma apresentação de diversos sabores do mundo na Cozinha Popular da Mouraria, a partir de hoje e até ao dia 28 de junho, com comida portuguesa e internacional, asiática contemporânea, do Médio Oriente, da Roménia, africana mundana e tradicional do Bangladesh.
“Ao apresentarmos as diferentes cozinhas do mundo contamos contribuir não só para o conhecimento das receitas, hábitos e tradições mas também para uma confraternização à volta da mesa com o tempo do encontro e da partilha”, referiu.
Segundo Carlos Martins, o Lisboa Mistura espera receber 15 mil pessoas entre o Castelo de São Jorge e o Largo do Intendente.
@Lusa
Comentários