Nascido em 23 de fevereiro de 1944 em Beaumon, no Texas, oriundo de uma família de músicos, o seu verdadeiro nome era John Dawson Winter III.

Aos cinco anos de idade já tocava clarinete, antes de ser iniciado na guitarra.

Montou um primeiro grupo com seu irmão mais novo Edgar, também albino, com quem gravou seu primeiro álbum, "School Day Blues", aos 15 anos.

Apesar das fortes tensões raciais da época, nunca hesitou em frequentar os bairros negros para escutar música.

A música de Johnny Winter foi, na maioria das vezes, concebida como uma orquestração clássica (guitarra, baixo, bateria e vocal) e tem raízes no delta do Mississippi e o blues de Chicago.

Os seus professores foram Elmore James, Johnny Lee Hooker e, sobretudo, Muddy Waters, com quem estabeleceu fortes laços de amizade, chegando a considerá-lo como um pai espiritual.

A fama veio no final dos anos 1960, depois de um elogioso artigo da Rolling Stone que atraiu a atenção da editora Columbia.

Johnny Winter fez digressões pelos Estados Unidos, tocou no festival de Woodstock em 1969 e fundou o Johnny Winter And, um grupo com Rick Derringer, um outro guitarrista famoso da história do rock.

A sua carreira foi interrompida devido a problemas com drogas, antes de voltar aos palcos em 1973 com o álbum "Still alive and well".

O músico morreu a 16 de julho no quarto de um hotel de Zurique. A sua esposa, familiares e integrantes de seu grupo manifestaram a dor pela perda de "uma pessoa querida e um dos melhores guitarristas do mundo", segundo um breve comunicado postado na página oficial do artista no Facebook. As causas exatas da morte são desconhecidas.

@AFP