Recorde-se que os ícones do grunge subiram ao palco do Brooklyn’s Barclays Center na semana passada, onde atuaram com Joan Jett, St Vincent, Lorde e Kim Gordon, no âmbito da introdução dos Nirvana no Rock And Roll Hall Of Fame. Depois da cerimónia, Dave Grohl, Pat Smeare e Krist Novoselic atuaram para 200 fãs em Nova Iorque, num concerto secreto e intimista, no qual participaram Joan Jett, Kim Gordon, St Vincent, J Mascis e John Mccauley.
Agora, comentando a muito aclamada reunião com a “Rolling Stone”, Novoselic, baixista do projeto, afirmou não descartar a hipótese de gravar novo material dos Nirvana sem Kurt Cobain.
Quando questionado se a reunião havia sido um evento único ou se os Nirvana tencionavam regressar num futuro, Novoselic respondeu: “Isso é uma boa questão. Isto é, existem os Foo Fighters e o Dave tem outros projetos em curso. E eu tenho alguns compromissos. Mas nunca digas nunca. Eu não vou, de certeza, opor-me. Talvez possamos até fazer música nova um dia”.
Dave Grohl mostrou-se, porém, mais reticente. “Ainda nem falámos sobre isso. Olhámos para aquela noite como uma noite que pode não acontecer novamente. Foi isso que a tornou tão poderosa e bonita e significante. Pode nunca voltar a acontecer, por isso tirámos o melhor partido dela. E foi incrível”.
Em entrevista à “Rolling Stone”, Krist Novoselic e Dave Grohl contaram ainda como foi voltar a tocar os temas dos Nirvana, depois de passarem tantos anos sem o fazerem.
“Peguei num livro com os acordes dos temas dos Nirvana uma semana antes, para reaprender as minhas partes. Inicialmente, não foi imediato. Mas depois começou a fluir e ficou cada vez melhor. E então tudo aquilo atingiu-me e eu fiquei meio nostálgico. E apercebi-me: ‘Oh meu Deus, estou a tocar estas canções novamente'”, revelou Novoselic.
“Eu já não tocava aquelas partes de bateria desde os meus 25 anos. Agora, tenho 45. Tocámos durante dez horas seguidas, todos os dias. Depois da primeira noite de ensaios, manquei até casa, tomei dois copos de vinho, três Advils, tomei um banho quente e dormi durante dez horas. Isso é um coma para mim, porque eu nunca durmo”, contou, por sua vez, Grohl.
O líder dos Foo Fighters referiu ainda que também PJ Harvey foi convidada a substituir Kurt Cobain na cerimónia de introdução no Rock And Roll Hall Of Fame: “O Kurt adorava a PJ Harvey. Sempre imaginámos tocar a nossa canção Milk It, do “In Utero”, com ela. É uma canção retorcida, quase algo que poderia ter pertencido ao seu álbum ‘Rid of Me’, que também foi produzido por Steve Albini. Parecia emparelhar tão bem. Infelizmente, ela não pôde comparecer”.
Além de PJ Harvey, também outras estrelas de rock do sexo masculino foram abordadas para o efeito, mas nenhuma delas aceitou. “Alguns deles ficaram nervosos. Eu acho que alguns deles ficaram, talvez, apreensivos por causa do quão poderosa toda a coisa era”, explicou.
Comentários