Entre as 14:00 e as 24:00 de dia 21, Lisboa recebe 50 artistas de blues, fado, músicas do Brasil, jazz, rock, músicas do mundo e new school music, que vão encher de som nove locais da cidade.

O Jardim da Estrela, o Jardim das Amoreiras, o Miradouro de Sto. Amaro, o Jardim Botânico, o Jardim do Príncipe Real, a Praça do Município, o Rossio, o Largo de Camões e o Parque Bensaúde constituem o roteiro da música no sábado.

Segundo a organização, a ideia é “numa tarde percorrer e explorar os espaços todos”.

O cartaz do evento que se insere nas Festas de Lisboa conta com nomes como Caixa Cubo Trio, Selma Uamusse, For Pete Sake ou Juba.

Segundo afirmou à Lusa o organizador e fundador do Diogo Santos, um dos objetivos do evento é “numa tarde percorrer e explorar os espaços todos, provocando “o mínimo de condicionalismos na cidade”, pelo que não será necessário fechar ruas nem condicionar transportes.

"Faz Música Lisboa" é numa tarde percorrer e explorar os espaços todos, é a versão portuguesa da iniciativa "Fête de la musique", que nasceu em França em 1982, pelas mãos do ministro da Cultura à data, Jack Lang.

Em Portugal a iniciativa, que nasceu há quatro anos, é organizada pela Associação Faz Música Lisboa, criada para o efeito. Foi fundada por quatro amigos que participaram na versão parisiense da “Fête de la musique” e que decidiram trazer o evento para Lisboa.

Diogo Santos revelou ainda que este ano o habitual “mapa e jornal” que são distribuídos aos participantes durante o evento e estão disponíveis na aplicação do evento nas lojas virtuais App Store e Google Play.

A aplicação, que segundo o organizador, já se encontra a funcionar em pleno, disponibiliza também algumas informações acerca dos artistas que vão atuar no dia 21, bem como possibilita a audição de algumas músicas dos mesmos.

@Lusa