Maazel morreu na Virgínia, nos Estados Unidos, vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia, segundo porta-vozes do Festival Castleton.

Nascido em Paris a 6 de março de 1930, Maazel era um americano de segunda geração, que também ganhou reconhecimento como compositor.

Ao longo da sua carreira, foi diretor-geral da Ópera Estatal de Viena, diretor musical da Rádio Sinfónica de Berlim, da Orquestra Sinfónica da Rádio da Bavária, da Sinfónica de Pittsburgh, da Orquestra de Cleveland, da Filarmónica de Munique e da de Nova Iorque, como informa a página do Festival na internet.

A sua primeira ópera - baseada no livro "1984" de George Orwell - estreou na Royal Opera House.

Maazel fundou o Festival Castleton, na Virgínia, com a sua mulher, em 2009. O evento conta com concertos anuais e seminários.

O tenor espanhol Plácido Domingo twittou: "Querido Lorin, muito obrigado pelo seu talento", enquanto a ministra francesa da Cultura, Aurélie Filippetti, saudou a memória de "um maestro intransigente, mas profundamente humanista" que também dirigiu a Orquestra Nacional da França.

A Filarmónica de Londres, onde Maazel atuou durante 50 anos, enviou os pêsames, assim como o diretor musical da Orquestra Filarmônica de Nova Iorque, Alan Gilbert, que se disse "absolutamente devastado" com a notícia.

Num momento de grande valor simbólico, Maazel visitou a Coreia do Norte em 2008 com a orquestra nova-iorquina.

@AFP