
De 18 a 27 de julho, o festival celebrará 15 anos de existência em torno das músicas do mundo, reservando na programação um espaço também para os sons portugueses.
Entre eles estarão a cantora Cristina Branco, que volta ao castelo de Sines para mostrar o novo álbum, "Alegria", depois de ter lá atuado em 2002 e 2005, e os Gaiteiros de Lisboa, com o disco "Avis Rara" e um património renovado da música tradicional portuguesa que já tinham apresentado no festival, em 2006.
Quem também estará de regresso a Sines é o contrabaixista Carlos Bica, desta vez a solo, depois de ter lá estado em 2007, com o trio Azul (com o guitarrista Frank Möbus e o baterista Jim Black).
Estreia a solo no FMM de Sines protagonizará o guitarrista Custódio Castelo - que acompanhou Cristina Branco em 2002 - agora que lançou o segundo álbum "Inventus".
Há ainda a assinalar duas estreias absolutas em Sines: o músico JP Simões, que editará em maio o álbum "Roma", e a cantora e acordeonista Celina da Piedade, que se apresentou a solo aos portugueses em 2012, com "Em Casa".
O FMM de Sines soma já uma mão cheia de artistas convidados de todo o mundo, alguns dos quais com ligações antigas ao festival português, nomeadamente Amadou & Mariam (Mali), Rokia Traoré (Mali), mas também Hermeto Pascoal (Brasil) ou Rachid Taha (Argélia/França).
@Lusa
Comentários