O promotor Álvaro Covões, da Evertyhing is New, entidade que organiza o festival, não quis revelar nenhuma banda na apresentação do evento, mas prometeu começar a divulgar os principais nomes musicais na próxima semana.

"Este festival é muito mais do que música e, por isso, quisemos aproveitar hoje para divulgar números sobre o turismo e outras atividades que marcam o festival", afirmou Álvaro Covões em conferência de imprensa. À Lusa, o promotor adiantou contudo que "serão grandes nomes" e que tudo será feito para cumprir o lema do festival: "o melhor cartaz de sempre".

Na apresentação do Alive 2015, que decorreu hoje em Algés, a organização anunciou que realizou um estudo que mostra que o festival é um fator essencial para o turismo. "Mais de 80 por cento dos visitantes ficam mais do que quatro dias e 47 por cento ficam mais de cinco dias, portanto, este festival é muito mais do que valorização musical, é um fator determinante para o turismo", afirmou Álvaro Covões.

A edição de 2014 foi, segundo o promotor, das mais importantes, uma vez que somou diversas nomeações para os mais importantes galardões da indústria dos festivais, nos European Festival Awards e nos UK Festival Awards, nas categorias "Best Major Festival" e "Best Overseas Festival", respetivamente. "Enche-nos de orgulho porque é uma forma de ajudarmos Portugal a estar no mapa e Portugal precisa disso. Podemos sempre melhorar mais", concluiu Álvaro Covões.

Outras das novidades anunciadas na apresentação do Alive 2015 foi a criação de um mural de arte urbana. A organização convidou sete artistas, especialistas em arte urbana, para criar um logotipo do evento com base numa árvore. Ana Aragão, Add Fuel, Arraiana, Godmess, Mário Belém, Tamara Alves e Burry Buermans são os autores dos trabalhos.

@Lusa