A novidade foi revelada com um comunicado no site oficial do grupo, que afirma que o icónico baterista abandonou o coletivo sem aviso prévio, de surpresa, sem adiantar qualquer razão específica, a não ser "motivos pessoais".

Os Slipknot asseguram ainda que continuam a dar-se bem com o ex-colega e que farão o seu melhor para tentar perceber, o quanto antes, as razões concretas que levaram à saída de Jordison do grupo que ajudou a fundar.

“É com uma enorme dor, mas com respeito, que, por motivos pessoais, Joey Jordison e os Slipknot vão seguir caminhos separados. Todos nós desejamos ao Joey o melhor, no que quer que seja que o seu futuro lhe reserve. Compreendemos que muitos de vocês vão querer saber como e por que isto aconteceu, e faremos o nosso melhor para responder a essas questões num futuro próximo”, escreveu a banda, que continua: “É o nosso amor por todos vocês, bem como pela música que criamos, que nos estimula a continuar e a seguir em frente com os nossos planos de lançar novo material no próximo ano. Esperamos que todos vocês venham a compreender isto, e apreciamos o vosso apoio continuado, enquanto planeamos a próxima fase do futuro dos Slipknot”.

Note-se que o próximo disco da banda será o primeiro da banda desde 2008, ano em que editou “All Hope Is Gone”.