O concerto “Pais e filhos cantam 25 de Abril”, previsto para as 17:00, no Teatro Miguel Franco, surgiu de um convite do município à Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) para realizar um momento musical nas cerimónias oficiais, contou o seu diretor artístico, Paulo Lameiro.

“Achámos que era interessante juntar duas gerações, uma de crianças atuais e outra que era criança em 1974, a cantar um repertório que é muito importante do ponto de vista artístico, mas também do ponto de vista ideológico”, explicou Paulo Lameiro.

O responsável adiantou que, nos primeiros ensaios, ficou surpreso com o desconhecimento de alguns dos temas associados a Abril: “Há uma geração, a que tem 50, 60 anos, que conhece, mas a dos 35, 40 anos não conhece este repertório”.

Às crianças, dos 6 aos 10 anos, que integram os Piccolini Filarmónicos da Escola de Artes da SAMP, e aos pais e avós foi dado a ouvir um conjunto com mais de 20 músicas.

“Houve duas músicas que foram consensuais, por isso ‘Grândola, Vila Morena’ abre e ‘Somos Livres’ fecha o concerto”, referiu Paulo Lameiro, adiantando que, além de repertório de Zeca Afonso e Sérgio Godinho, também se vão ouvir músicas de Manuel Freire, José Mário Branco ou Adriano Correia de Oliveira.

Deste trabalho com as famílias, Paulo Lameiro destacou: “As crianças não conheciam o repertório, mas pelo entusiasmo dos pais perceberam que estas canções fazem parte de um momento histórico das suas vidas e do país”.

Acreditando que Leiria vai ter “um excelente momento de canção de intervenção”, Paulo Lameiro acrescentou: “É importante que não percamos a memória e que, ao menos pela música, o 25 de Abril permaneça em todas as gerações”.

A anteceder o espetáculo decorre, no mesmo espaço, às 16:00, a sessão solene que tem como oradora a historiadora Maria Inácia Rezola, estando ainda previstas intervenções de autarcas.

Já na manhã do dia 25, além do tradicional hastear da bandeira nacional nos Paços do Concelho, as crianças são convidadas a “Brincar Abril”, havendo ainda um concerto pela Sociedade Artística e Musical Cortesense, no largo 5 de Outubro às 18:00, enquanto à noite sobe ao palco do Teatro José Lúcio da Silva “A Noite”, a primeira peça de teatro escrita por José Saramago.

As comemorações dos 40 anos da Revolução dos Cravos em Leiria arrancam com cinema na segunda-feira, no Teatro Miguel Franco, e a exibição do filme “Guerra ou Paz”, que se repete no dia seguinte. Na quarta-feira, no Teatro José Lúcio da Silva, canta-se “40 Anos Abril a 5 Vozes”, com Francisco Fanhais, João Afonso, José Fanha, Manuel Freire e Rui Pato.

Uma exposição de fotografia, dramatização e poesia, uma mostra de cartazes e outra de trabalhos feitos pelos alunos do concelho, e, na noite de dia 24, intervenções e animação cultural, são outras das atividades previstas.

@Lusa