É o 10º aniversário da Monstra - Festival de Animação de Lisboa, que decorre na capital entre 11 e 21 de Março, com centenas de filmes animados de curta e longa-metragem, debates, workshops, exposições e animadores convidados.
«Divers in the Rain», dos estonianos Priit e Olga Pärn, e «Cândido», do português Zepe, são os grandes vencedores da edição deste ano da Monstra - Festival de Animação de Lisboa, que encerrou com antestreias de luxo da animação nacional.
Da publicidade no cinema à animação de autor nos festivais, a animação portuguesa tem feito um percurso longo e conturbado. No momento em que decorre a Monstra, o SAPO foi ouvir as histórias de duas gerações de animadores.
É uma adaptação da animada da celebre série de banda desenhada nipónica «King of Thorn», que só este ano chegará aos ecrãs do Japão mas que poderá já ser vista na Monstra.
Quantidade e qualidade marcam o décimo aniversário da Monstra - Festival de Animação de Lisboa, que arranca hoje, 11 de Março, e se prolonga até dia 21, com centenas de filmes animados para ver, além de debates, workshops e convidados de luxo.