Os irmãos Coen, Woody Allen e Christopher Nolan são alguns dos nomeados deste ano aos prémios do Sindicato dos Argumentistas dos EUA. O ano passado, os vencedores foram «Este País Não é para Velhos e «Juno», que ganharam logo a seguir o Óscar.
A Disney decidiu apostar numa nova versão de um dos seus melhores filmes de imagem real e escolheu McG para realizador. O cineasta vai dirigir a película entre os dois capítulos da saga «Terminator» em que está agora a trabalhar.
O elenco de «The Expendables», o próximo filme realizado e protagonizado por Sylvester Stallone, continua a aumentar: Mickey Rourke e Forest Whitaker acabam de juntar-se a um elenco de duros composto por Jason Statham, Jet Li e Dolph Lundgren.
«O Estranho Caso de Benjamin Button», «O Cavaleiro das Trevas», «Frost/Nixon», «Milk» e «Slumdog Millionaire» são os nomeados para Melhor Filme pela Producer’s Guild of América. O principal Óscar deste ano deverá seguir para um deles.
Dez anos depois de «Titanic», Kate Winslet e Leonardo DiCaprio reencontraram-se no grande ecrã no filme «Revolutionary Road» e falam sobre essa experiência.
A dupla de humoristas britânicos Simon Pegg e Nick Frost vão interpretar a desastrada dupla de detectives Dupond e Dupont, na adaptação das aventuras de Tintin que Steven Spielberg e Peter Jackson estão a preparar.
«Crank – Veneno no Sangue», protagonizado por Jason Statham, foi um filme de acção pelo delírio absoluto da premissa e das cenas de acção. «Crank 2» promete subir a parada, a julgar pelo «trailer» que acaba de chegar à internet.
Feitas as contas, a animação e os heróis de aventuras lideraram em 2008 as bilheteiras nos EUA, com «O Cavaleiro das Trevas» a ultrapassar tudo e todos e a ameaçar roubar o trono de maior êxito de sempre a «Titanic».
O protagonista de «Infiltrados», Andy Lau, vai ser a estrela de um «thriller» de artes marciais de época, «Detective Dee and the Mystery of the Phantom Flame», realizado pelo prolífico Tsui Hark.
A proposta parecia irresistível, mas já não se vai concretizar: Hugh Jackman saiu da corrida para o papel de Marco António no musical que Steven Soderbergh está a preparar, com Catherina Zeta-Jones como Cleópatra.
A actriz francesa Isabelle Huppert vai presidir ao júri na próxima edição do Festival de Cannes, sendo apenas a quarta mulher a ter tido essa função. As suas antecessoras nesse papel foram Liv Ullmann, Jeanne Moureau e Françoise Sagan.
Jerry Bruckheimer, produtor de filmes musculados como «O Rochedo», «Cercados» e a série «Piratas das Caraíbas» aposta agora na comédia com «G-Force», sobre uma força de elite de… porquinhos-da-índia.
Mesmo a terminar 2008, estreou nos EUA um filme animado australiano que pode dar que falar nos Óscares: «$9,99», feito em plasticina e baseado no trabalho do israelita Etgar Keret.
De «O Homem Invisível» a «Quando a Cidade Dorme», passando por «O Exterminador Implacável» e «Johnny Guitar», são 25 os filmes que este ano passarão a fazer parte do National Film Registry, da Biblioteca do Congresso.
É a segunda versão em imagem real do mítico jogo de vídeo «Street Fighter» e, apesar de ser feita em Hollywood, o primeiro «trailer» a aparecer na internet é… japonês.
É um dos filmes mais aguardados de 2009, mas complicações legais provocadas pela disputa intensa entre a Warner Bros e a Fox estão a tornar cada vez mais provável o adiamento da sua estreia.
Um espectador foi alvejado por outro por falar continuamente durante a projecção do filme «The Curious Case of Benjamin Button» numa sala de cinema de Filadélfia, nos EUA.
Falecido aos 78 anos vítima de doença cancerígena, Harold Pinter é um gigante do teatro da segunda metade do século XX, mas convém recordar que também teve uma intensa actividade no cinema, para o qual escreveu cerca de 25 argumentos.