Zac Efron contou com a ajuda de amigos para fazer uma "limpeza espiritual" após interpretar um assassino célebre num filme baseado em factos verídicos bastante violentos.

"Extremely Wicked, Shockingly Evil, And Vile" ["Extremamente cruel, chocantemente perverso e depravado", em tradução literal] mostra o ator como o célebre assassino em série Ted Bundy, que confessou 30 homicídios antes de ser executado em 1989, embora as autoridades suspeitem que a contagem seja muito superior.

Questionado sobre como conseguiu manter a tranquilidade perante um papel tão intenso, a resposta foi direta: "Fui para casa e alguns amigos queimaram sálvia [uma erva aromática e medicinal] à minha volta. Uma espécie de 'limpeza espiritual'".

O ator acrescentou que foi divertido representar uma pessoa que existiu, mas descreve o projeto mais como uma "experiência" do que um relato convencional da vida do assassino.

"Não glorifica Ted Bundy de todo. Não era uma pessoa para ser glorificada. Simplesmente conta a história e como é que o mundo foi enfeitiçado por este indivíduo que era evidentemente perverso e a posição vexatória em que tantas pessoas foram colocadas, em que o mundo foi colocado", explicou.

"Foi divertido ir e experimentar esta esfera de realidade", garantiu.

"Extremely Wicked, Shockingly Evil, And Vile" é uma grande oportunidade para o antigo ídolo adolescente de "High Shool Musical", que apareceu em comédias como "Má Vizinhança" e "Marés Vivas" mas não tem tido muita sorte com os projetos mais dramáticos.

Rodeado de Jim Parsons, Lily Collins, Kaya Scodelario e John Malkovich, a seu favor estará ainda um argumento de Michael Wervie que já ganhou um prémio e entrou na Black List de 2012. Esta é uma compilação que resulta de votação de pessoas dos estúdios de Hollywood dos argumentos ainda por produzir que acham mais prometedores.

Além disso, a realização é de Joe Berlinger, que foi nomeado para os Óscares pelo aclamado documentário "Paradise Lost 3: Purgatory", sobre o caso das pessoas condenadas e depois absolvidas do assassinato de três crianças de oito anos, conhecido como "West Memphis Three", e também "Some Kind of Monster", sobre os Metallica.

"Extremely Wicked, Shockingly Evil, And Vile" ainda não tem data de estreia oficial.