Muitos em casa e alguns nos cinemas: Edgar Wright viu 359 filmes desde o início da pandemia em março e certamente deverá passar os 400 antes de acabar 2020.

O realizador britânico de "Zombies Party", "Hot Fuzz", "Scott Pilgrim Contra o Mundo" ou "Baby Driver" aproveitou a reabertura temporária das salas de cinema para matar saudades do grande ecrã, mas principalmente usou a quarentena forçada por causa da pandemia para ver pela primeira vez ou rever filmes da sua impressionante coleção de DVDs e Blu-rays.

VEJA A LISTA COMPLETA NA TOTAL FILM.

A lista partilhada com os leitores da revista britânica Total Film é eclética, indo dos clássicos de autor que aparecem nos habituais TOPs dos melhores filmes de sempre a títulos de culto pouco conhecidos e o cinema mais comercial de Hollywood.

Também é rigorosa: Edgar Wright coloca os filmes que viu pela primeira vez aos 46 anos (não faltam surpresas) e os poucos a que assistiu nos cinemas (duas vezes, no caso de "Tenet", de Christopher Nolan).

Para inveja de muitos, também aparece um filme que denuncia a posição privilegiada: viu em casa "Top Gun: Maverick", a sequela do primeiro grande sucesso de Tom Cruise que foi adiada por causa da pandemia e os comuns mortais só vão poder ver nos cinemas em julho de 2021.