O Vietname proibiu a estreia nos cinemas do filme "Barbie" porque exibe um mapa que atribui uma zona marítima disputada à China, informou a imprensa estatal esta segunda-feira.

O filme sobre a boneca da Mattel, protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling, estava programado para estrear a 21 de julho no Vietname.

A proibição surge porque há cenas que mostram num mapa do Mar do Sul da China a chamada "linha de nove traços", também conhecida por “língua de vaca”, que representa as reivindicações marítimas da China, rejeitadas pelo Vietname.

"O Conselho Nacional para Avaliação e Classificação Cinematográfica assistiu ao filme e tomou a decisão de proibir a sua exibição no Vietname devido à violação da 'linha de nove traços'", disse Vi Kien Thanh, diretor do Departamento de Cinema do Vietname, ao portal de notícias Dan Tri.

Não é a primeira vez que esta disputa leva à proibição de filmes no Vietname, um país comunista que usa a censura.

Em 2022, o filme "Uncharted", protagonizado por Tom Holland, foi banido dos cinemas pelo mesmo motivo.

Na comédia romântica de grande scesso de 2018 "Asiáticos Doidos e Ricos", uma cena que mostra uma bolsa de grife com um mapa atribuindo a Pequim as ilhas disputadas no Mar do Sul da China foi removida no Vietname.

O Mar do Sul da China, território rico em reservas de petróleo e gás, é alvo de disputas territoriais entre diversos países da região.

TRAILER "BARBIE".