O sombrio "The Batman", dos estúdios Warner Bros., liderou as bilheteiras americanas e no Canadá, tornando-se o primeiro filme de 2022 a ultrapassar os 100 milhões de receitas no seu fim de semana de estreia, avançaram analistas do setor.

Ainda sob o impacto da pandemia, o último filme da crescente coleção de versões de "Batman" - protagonizado pelo ator inglês Robert Pattinson - arrecadou quase 128,5 milhões entre sexta e domingo, segundo dados da Exhibitor Relations. As previsões iniciais eram de 100 milhões, posteriormente atualizadas para 120.

O filme teve um custo de produção estimado de 200 milhões.

"Homem-Aranha: Sem Volta a Casa", da Sony, foi o único filme durante a pandemia a superar os 100 milhões no seu fim de semana de estreia, acumulando 260 milhões aquando do lançamento em dezembro.

A versão atual de "Batman" tem o homem-morcego na perseguição do vilão Enigma (Paul Dano), ao mesmo tempo em que o herói luta contra o crime, a corrupção e os seus próprios demónios. O elenco inclui ainda Zoe Kravitz, John Turturro, Peter Sarsgaard, Andy Serkis e Colin Farrell.

O filme de aventuras da Sony "Uncharted", protagonizado por Tom Holland ao estilo do arqueólogo Indiana Jones, caiu para o segundo lugar, com 11 milhões, enquanto arrecadou mais de 100 milhões desde o seu lançamento.

A comédia "Dog", da Metro Goldwyn Mayer, surge em terceiro lugar, com 6 milhões, acumulando 40 desde a estreia: corealizada e protagonizada por Channing Tatum, custou apenas 15 milhões e é outro sucesso comercial.