Nem "Do Céu Caiu uma Estrela" (1946) nem "O Feiticeiro de Oz" (1939) ou "De Ilusão Também Se Vive" (1947).

Uma nova sondagem do Hollywood Reporter com a Morning Consult mostra que o mais amado filme de Natal dos norte-americanos é "Rudolph the Red-Nosed Reindeer".

Escolhido por 83% dos inquiridos, trata-se de um telefilme de animação "stop-motion" de 1964 sobre uma das renas que puxam o trenó do Pai Natal e que se distingue pelo nariz vermelho incandescente, inspirado por uma canção de 1949 de Johnny Marks e num poema escrito dez anos antes pelo cunhado, Robert L. May.

Tal como em Portugal acontece com "Música no Coração" (que não está na lista americana), "Rudolph the Red-Nosed Reindeer" passa todos os anos no canal CBS.

Com 81% de opiniões favoráveis, em segundo está outro telefilme clássico, mas este mais familiar aos portugueses: "Feliz Natal, Charlie Brown" (1965).

Confirmando o peso da nostalgia, surgem a seguir na lista mais telefilmes de animação, ambos com 80%: "Frosty the Snowman" (1969) e "How the Grinch Stole Christmas!" (1966).

Só em quinto está o primeiro filme em imagem real, o clássico "Sozinho em Casa" (1990) com Macaulay Culkin (78%) e depois "Uma História de Natal" (1983).

Este último é um filme de Bob Clark e existe uma ironia: o realizador só conseguiu avançar com o projeto graças ao sucesso de "Porky´s" (1981), uma comédia à volta de adolescentes que só pensavam em sexo.

Apesar da história se passar no Natal, só 27% dos inquiridos acha que o primeiro "Die Hard/Assalto ao Arranha-Céus" (1988) é um título desta temporada festiva.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.