A certa altura de «Golpada Americana», Roslyn (a personagem de Jennifer Lawrence), diz ao marido (Christian Bale) que os microondas tiram os nutrientes dos alimentos. Este responde que a afirmação é «treta» e Roslyn mostra-lhe uma revista e defende-se: «Não é treta. Li isso num artigo. Olha, do Paul Brodeur».

Este breve momento nos 138 minutos de duração valeu um processo às empresas que produziram e distribuíram o filme. O verdadeiro Brodeur é um jornalista da área de Ciências que, além de vários livros sobre os perigos das radiações dos microondas, trabalhou durante quase 40 anos no The New Yorker.

Em janeiro, quando o filme estava nas salas de cinema e no auge da popularidade, Brodeur já defendera que lhe tinha incorretamente atribuído esse erro científico. No processo que agora deu entrada na justiça americana em Los Angeles, o autor alega que nunca escreveu que os aparelhos retiravam os nutrientes dos alimentos.

A queixa descreve ainda que ao atribuírem-lhe uma «declaração não sustentada cientificamente», os autores prejudicaram a sua reputação: «A cena do filme «Golpada Americana» em que foi feito o comentário difamatório é bastante ofensiva para uma pessoa razoável». No processo que alega calúnia, difamação e injúrias, Brodeur defende que sofreu danos no valor de um milhão de dólares.

Este tipo de processos defende que o réu apresentou como verdadeira uma afirmação que sabe ser falsa. No entanto, logo no início de «Golpada Americana» surgia uma nota informando que «algumas partes disto realmente aconteceram», mantendo desta forma uma distância intencional da realidade.

«Golpada Americana», realizado por David O. Russell, contava ainda com a participação de Amy Adams e Jeremy Renner. Nomeado para 10 Óscares, foi um grande êxito de bilheteira.