A estreia da animação com imagem real "Peter Rabbit" ficou em segundo lugar nas bilheteiras dos EUA, atrás de "As Cinquenta Sombras Livre", mas liderou o topo das... controvérsias.

Ao longo do fim de semana, o filme tornou-se um alvo por causa de uma cena em que o coelho Peter e os seus amigos atacam o seu inimigo, Mr. McGregor (Domhnall Gleeson), que os quer expulsar da propriedade, atirando-lhe amoras silvestres. Ele é alérgico e começa a sufocar até que se injeta com uma solução de epinefrina.

O momento está a ser muito criticado pelos pais de crianças com alergias graves, que acham que o filme está a fazer humor com uma situação muito séria, ao ponto de originar o aviso nas redes sociais de uma instituição dedicada as crianças com alergias a alimentos, que faz parte da Fundação de Asma e Alergia da América.

Foi ainda enviada uma carta à Sony que refere que a cena é uma forma de "bullying" que "faz pouco da gravidade das alergias alimentares e sugere que são 'inventadas para chamar a atenção'", notando que não é a primeira vez que isto acontece com o estúdio, referindo "Chovem Almôndegas"  (2009) e "Os Smurfs" (2011) como outros filmes que alegadamente também "deturparam" as alergias alimentares.

"Gostaríamos de ter a oportunidade de educar a vossa empresa e o elenco do filme sobre as realidades das alergias alimentares para que eles e os vossos espectadores possam perceber melhor e reconhecer a gravidade da doença", acrescenta a carta.

Outros grupos apelaram a ações mais radicais como a do boicote pois acham que "Peter Rabbit" encoraja as crianças a fazerem o mesmo que o grupo de coelhos.

Numa declaração à Associated Press, a Sony e os responsáveis pelo filme pediram desculpa por não lidado com o tema com mais sensibilidade, reconhecendo que "as alergias alimentares são um assunto prémio" que não devia ser gozado "mesmo que seja de uma forma caricatural".

Com as vozes ou presenças de James Corden, Domhnall Gleeson, Rose Byrne, Daisy Ridley e Margot Robbie, entre outros, "Peter Rabbit" estreia a 29 de março em Portugal.

Trailer.