Num golpe forte para a indústria, o festival de cinema de Sundance cancelou esta quarta-feira toda a sua programação presencial devido à rápida propagação da variante Ómicron da COVID-19 nos EUA, passando todas as estreias previstas para o formato virtual pelo segundo ano consecutivo.

A mostra, que se realiza anualmente em Utah, Oeste dos EUA, tinha previsto trabalhar em formato híbrido na sua edição de janeiro de 2022, conjugando eventos presenciais com medidas sanitárias e projeções virtuais.

"Apesar dos protocolos mais ambiciosos, a variante Ómicron, com a sua esperada elevada transmissibilidade, está a desafiar os limites da segurança sanitária e das viagens, entre outros, nos EUA", disseram os organizadores em comunicado.

"É por isso que estamos a anunciar que os eventos presenciais do festival em Utah serão realizados em formato virtual este ano", acrescentaram.

Cofundado pelo ator Robert Redford, a mostra de Sundance exibe o melhor do cinema independente, de arte e documental.

Entre os filmes selecionados para este ano estão "jeen-yuhs: A Kanye Trilogy", documentário que reúne mais de 20 anos de imagens gravadas por Clarence "Coodie" Simmons, amigo de longa data de Kanye West.

O festival de Sundance decorrerá entre 20 e 30 de janeiro.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.