O documentário “Aldina Duarte – Princesa Prometida”, de Manuel Mozos, vai ser exibido na quinta-feira, ‘online’ e de forma gratuita, revelou hoje o Cinema Ideal, que fechou portas no passado dia 13, em Lisboa, por causa da doença covid-19.
Em comunicado, o exibidor Pedro Borges afirma que ver e alugar filmes, seja pela Internet, ou outros canais por subscrição, “é neste momento a melhor - a única? - forma de apoiar os distribuidores independentes portugueses”.
Segundo o Cinema Ideal, a exibição ‘online’ do documentário de Manuel Mozos será feita a partir das 18:30 de quinta-feira, de forma gratuita, mas acessível com recurso a uma palavra passe, a fornecer no próprio dia na página oficial do cinema no Facebook.
Pedro Borges refere que, por conta do estado de emergência decretado por causa da pandemia da doença covid-19, o Cinema Ideal “deixou de poder cumprir a missão para que foi criado: oferecer aos seus espectadores o melhor cinema do mundo”.
O filme “Aldina Duarte – Princesa Prometida” foi feito por Manuel Mozos em 2009 e estreado nesse ano no festival de cinema IndieLisboa.
Nos últimos dias, vários realizadores e produtores têm estado a partilhar filmes portugueses para exibição gratuita pela Internet.
São os casos, por exemplo, do filme “Revolução Industrial”, de Tiago Hespanha e Frederico Lobo, pela Terratreme, ou a curta de animação “Água mole”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, pela Bando À Parte.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.
Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na véspera (+30,3%), e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira (+26,8%).
Dos infetados, 276 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.
Comentários