A caminho dos
Óscares 2025
A atriz brasileira Fernanda Torres ganhou hoje o prémio Satellite na categoria de Melhor Atriz de Drama pela sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, deixando para trás Angelina Jolie, Lily-Rose Depp, Nicole Kidman, Saoirse Ronan e Tilda Swinton.
Fernanda Torres, de 59 anos, volta assim a conquistar um prémio, desta vez da Academia Internacional de Imprensa (IPA, na sigla em inglês), 20 dias depois de vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz na categoria mais cobiçada, a de filme dramático.
Na 82.ª cerimónia dos Globos de Ouro, que decorreu na madrugada de 6 de janeiro em Los Angeles, Califórnia, a atriz brasileira mostrou-se muito surpreendida pela distinção, confessando que não tinha preparado discurso.
A atriz também está nomeada para o Óscar de Melhor Atriz Principal. O anúncio está agendado para a 97.ª edição dos Óscares a 2 de março de 2025, em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.
Além de Fernanda Torres, “Ainda Estou Aqui”, do realizador Walter Salles, está ainda nomeado para Melhor Filme e Melhor Filme Internacional para os Óscares.
Nos Satellite, a película esteve nomeada para Melhor Filme Internacional, mas perdeu para “Ondas”, do realizador checo Jiří Mádl.
“Ainda Estou Aqui” baseia-se na história verídica de Eunice Paiva, que durante 40 anos lutou para descobrir o que aconteceu ao seu marido Rubens Paiva, um ex-deputado que foi levado pela polícia durante a ditadura militar no Brasil.
O relato foi contado pelo filho Marcelo Rubens Paiva, num livro com título homónimo publicado em 2015 e que Walter Salles adaptou ao cinema.
O filme também estava nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, mas essa estatueta foi entregue a “Emilia Pérez”, de França.
A cerimónia dos Satellite Awards foi adiada devido aos incêndios em Los Angeles, tendo a lista dos galardoados sido publicada na Internet.
Comentários