Um dos mais aguardados filmes para os cinemas de 2023, os trailers de "Barbie" revelaram uma atenção meticulosa aos pormenores da criação do mundo mágico da Barbieland, um trabalho de direção artística e guarda-roupa que está a ser elogiado e visto com potencial para chegar aos Óscares.

Segundo revelaram a realizadora Greta Gerwig e a designer de produção Sarah Greenwood, a produção em imagem real sobre o universo da icónica boneca Mattel chegou a esgotar temporariamente a nível global a tinta cor-de-rosa de tonalidade fluorescente da marca Rosco.

"Estávamos literalmente a criar o universo alternativo da Barbieland", disse Greta Gerwig numa entrevista à Architectural Digest.

A procura de uma "artificialidade autêntica" na criação dos cenários em todos os pormenores levou, por exemplo, a que os cenários de fundo fossem pintados em vez de criados com CGI (imagens geradas por computador).

Neste mundo recriado nos estúdios da Warner Bros. nos arredores de Londres onde se movem Margot Robbie como Barbie e Ryan Gosling como Ken "tudo precisava ser tátil, porque os brinquedos são, acima de tudo, coisas em que tocamos", notou a aclamada realizadora de "Lady Bird" e da nova versão de "Mulherzinhas".

Um mundo onde "não há paredes nem portas” porque "as casas dos sonhos [Barbie] presumem que não se tem nada que queira manter privado - não há lugar para se esconder", acrescentou.

E tudo também precisava ser muito... cor-de-rosa.

"Manter a parte infantil era fundamental. Queria que os rosas fossem muito brilhantes e tudo fosse quase demasiado", explicou Greta Gerwig antes de clarificar que estes detalhes eram importantes para não "esquecer o que me fez amar a Barbie quando era criança".

E a construção dos cenários, esclareceu Sarah Greenwood, causou uma corrida internacional à tonalidade fluorescente da marca Rosco.

"O rosa ficou esgotado no mundo", recordou a designer a rir.

O resultado pode ser visto nos cinemas a partir de 20 de julho.

TRAILER LEGENDADO.