A distinção do realizador João Pedro Rodrigues com o prémio de honra do Festival Internacional de Cinema e Artes Cénicas LGBT – Zinegoak, em Bilbau, é uma “afirmação da cultura portuguesa”, afirmou hoje o ministro da Cultura.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o ministro Luís Filipe de Castro Mendes congratulou-se pela atribuição, na quinta-feira, do galardão do Festival Internacional de Cinema e Artes Cénicas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros), de Bilbau, no norte de Espanha.

“É de um enorme regozijo ver ser reconhecido internacionalmente o trabalho cinematográfico de talentos portugueses, como João Pedro Rodrigues”, afirma Castro Mendes, realçando que “o sucesso do cinema português no mundo é o sucesso de Portugal no seu conjunto e essencial para a afirmação da cultura portuguesa”.

A programação do festival basco incluiu a exibição do filme "O Ornitólogo", de Rodrigues, e uma 'masterclass' por este realizador e pelo realizador João Rui Guerra da Mata.

Para a organização, João Pedro Rodrigues é "uma referência do cinema LGBT", com uma visão "provocadora e provocativa" e que se destaca pela "procura incansável e inclassificável de novas formas para velhos temas", segundo o “site” oficial do festival.

O Festival Zinegoak termina a 5 de março.