Na noite mais importante do ano na Sétima Arte, o SAPO Cinema vai ficar acordado e seguir a cerimónia através do Twitter. Siga os comentários dos nossos jornalistas e responda pela noite fora.
São muitas as versões e adaptações do clássico de Lewis Carroll, «Alice no País das Maravilhas», mas algumas são interditas a crianças. O SAPO foi à procura destas outras Alices, só para maiores de 18.
Deslumbrante e maravilhoso foram as opiniões quase unânimes dos primeiros espectadores do novo filme de Tim Burton na antestreia em Lisboa de «Alice no País das Maravilhas».
«Estado de Guerra» será o grande vencedor dos Óscares de acordo com o mais importante crítico de cinema americano, Roger Ebert, que fez as suas previsões recorrendo a uma nova tecnologia que lhe permitiu recuperar a voz levada pela doença.
Alice, o Chapeleiro Louco e a Rainha Vermelha invadem esta semana os cinemas para mostrar a versão que Tim Burton fez de «Alice no País das Maravilhas».
É o terceiro filme da célebre saga japonesa «cyberpunk» de Shinya Tsukamoto, que arrancou em 1989 com «Tetsuo, o Homem de Ferro», e é agora falado em inglês.
Foram cerca de duas dezenas as adaptações directas da obra máxima de Lewis Carroll ao cinema antes de Tim Burton estrear a sua «Alice no País das Maravilhas». Porém, da animação à pornografia, muito poucas ficaram para a história.
Patrick Swayze, David Carradine e Brittany Murphy foram alguns dos nomes a deixar o mundo do cinema desde a última cerimónia dos Óscares. O SAPO Cinema recorda-os, à imagem do que anualmente se faz na cerimónia de entrega dos Óscares.
António Pascoalinho conheceu o Fantasporto em 1983. Na terceira edição do festival, o então estudante da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa resolveu ir ao Porto para conhecer um certame centrado no seu género favorito: o cinema fantástico.
É o regresso à longa-metragem de António Ferreira, realizador de «Esquece Tudo o que Te Disse», na adaptação de uma obra de José Saramago que já queria filmar há 15 anos.
Na semana em que estreia a adaptação que Tim Burton fez dos eternos livros de Lewis Carroll, o SAPO foi falar com os estilistas portugueses que mais se revêem no universo de «Alice no País das Maravilhas».
Nicholas Chartier, co-produtor de «Estado de Guerra», nomeado para nove Óscares, vai ser impedido de estar presente na cerimónia por ter quebrado as regras de promoção do filme.
O Fantasporto chama-lhe «o blockbuster mais sexy do ano», até por ser uma épica história de amores proibidos, com rigoroso fundo histórico, assinada por um realizador que também é poeta.
A exposição João César Monteiro - Assim e Não Assado vai invadir a partir de hoje o Convento dos Cardaes e por lá se manterá até ao próximo dia 2 de Abril. O SAPO fez uma visita guiada ao universo do realizador no mundo das artes plásticas.
Apesar da formação de mimo e do talento de actor, Anthony Daniels ganhou a imortalidade como o robô dourado C-3P0, e está agora em Portugal a promover «Star Wars in Concert», o espectáculo que celebra a saga galáctica de George Lucas.
Apesar dos anfitriões serem Steve Martin e Alec Baldwin, tudo indica que as despesas da comédia na cerimónia de entrega dos Óscares também vão recair nos apresentadores: Sacha Baron Cohen, Steve Carell, Tina Fey, Ben Stiller e Jason Bateman.
«Um Profeta», de Jacques Audiard, foi o grande vencedor dos Césares, conquistando um total de nove galardões na cerimónia de prémios mais importante do cinema francês, apresentada por Marion Cotillard.
Em celebração do mais importante evento cinematográfico do ano, o SAPO Cinema oferece prémios muito apetecíveis aos cinéfilos que conseguirem acertar o maior numero de futuros premiados.
O Teatro Rivoli acolheu nesta sexta-feira a abertura oficial do Fantasporto que contou com a presença e apoio da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.
Vencedor do Prémio do Júri no último Festival de Cannes, o mais recente filme de Park Chan-wook é um drama de terror sobre um padre vampiro que se transforma em vampiro.
Jackie Earle Haley é o novo Freddie Krueger, numa reimaginação das aventuras do assassino dos sonhos dos adolescentes de Elm Street. O filme tem estreia internacional em Abril e o «trailer» mais completo já está na internet.