Com o espectáculo multimédia Pika Pika, uma selecção de filmes holandeses e a apresentação de Luís Franco-Bastos, a cerimónia de abertura da Monstra encheu o Cinema São Jorge e o SAPO foi ver como tudo se passou.
Embora fosse conhecido essencialmente pela sua actividade jornalística, na rádio, na imprensa e na televisão, Artur Agostinhotambém teve uma carreira paralela de actor, geralmente com pequenos papéis mas que ficaram na memória.
Um documentário imperdível sobre o realizador argentino que dirigiu as primeiras longas-metragens de animação da história, hoje consideradas desaparecidas.
Longas-metragens em competição, filmes muito curtos, oficinas sobre animação com alfinetes, música e dança, há de tudo este ano na décima edição da Monstra - Festival de Animação de Lisboa que hoje começa.
O mais recente filme de François Ozon tem reunido elogios um pouco por todo o lado, com a icónica dupla de actores Catherine Deneuve e Gérard Depardieu no alvo de todas as atenções. O SAPO foi recolher as opiniões na antestreia em Lisboa.
Super-heróis, ursinhos de peluche, invasões extraterrestres e piratas das Caraíbas são algumas das propostas cinematográficas mais aliciantes entre os potenciais «blockbusters» da Primavera.
De «Três Homens a um Bebé», passando por «O Rei Leão», até «Sintonia de Amor», a Sétima Arte tem relações parentais para todos os gostos. No Dia do Pai, o SAPO Cinema olha para alguns dos mais memoráveis filmes com pais e filhos.
Vila do Conde é o palco de uma exposição sobre os estúdios ingleses de animação mais famosos da Europa. Cenários, adereços e muitas curiosidades sobre o processo de produção de êxitos como «Wallace e Gromit» para ver até 5 de Junho.
Depois de «Jogos de Poder», Tom Hanks volta a contracenar com Julia Roberts numa comédia romântica que também realiza, e que co-escreveu em parceria com Nia Vardalos. O primeiro trailer acaba de chegar à internet.
Mãe e filha na vida real, Isabelle Huppert e Lolita Chammah interpretam papéis de mãe e filha inversos aos padrões normais em «Copacabana», que chega hoje às salas portuguesas. O SAPO esteve à conversa com as duas actrizes.
Como perfeitas divas francesas, Isabelle Huppert e Lolita Chammah passaram por Portugal para apresentar «Copacabana». O «e-Cinema» destaca o filme de Marc Fitoussi nas estreias da semana.
Se o Coelhinho da Páscoa fosse atropelado, quem faria a distribuição de ovos de chocolate por ele? É essa a premissa de um novo filme semi-animado, cujo trailer dobrado está em exclusivo no SAPO.
O documentário não tem cumprido com o seu papel de intervenção política e é «urgente» relembrar a sua «força», numa altura de «grande conturbação política e social», frisa a programadora da mostra Panorama, apresentado hoje.
«A Maldição do Faraó: As Aventuras Extraordinárias de Adèle Blanc-Sec» é o novo filme de Luc Besson e adapta uma célebre BD de Jacques Tardi. O SAPO falou com a protagonista do filme, Louise Bourgoin.
J.J.Abrams juntou-se a Steven Spielberg para um filme misterioso, «Super 8», cujo argumento está a ser revelado a conta gotas e que vê alguns dos seus segredos desvendados no primeiro trailer completo, que acaba de chegar à internet.
Manthia Diawara e Lydie Diakhaté são os autores do livro «Cinema Africano: Novas Formas Estéticas e Políticas», que será apresentado a 12 de Março, às 19h30, na Fnac Chiado, em Lisboa.
Antes conhecíamo-los como Estrumpfes, agora preparam-se para chegar aos ecrãs de todo o mundo como Smurfs, em cruzamento de imagem real e animação por computador. O trailer mais completo acaba de chegar à internet.
O filme «Buried», de Rodrigo Cortés, uma história claustrofóbica com Ryan Reynolds enterrado vivo, abre hoje a Mostra Syfy de Cinema Fantástico no cinema Londres, em Lisboa.
O realizador português Alberto Seixas Santos esteve mais de dez anos sem estrear uma nova longa-metragem, mas regressa agora ao cinema com um filme que aborda a solidão e a «crueldade» da passagem do tempo.
A Solar - Galeria de Arte Cinemática, de Vila do Conde, recebe, a partir de sábado, uma retrospectiva da obra dos famosos estúdios ingleses Aardman, numa iniciativa integrada no programa ANIMAR 6.
Apesar de a lista de estreias ser extensa, o destaque da semana vai para «Os Agentes do Destino», uma adaptação de um conto de Philip K. Dick com Matt Damon no principal papel.
É a maior representação portuguesa de sempre no maior evento do mundo ligado à animação, o Festival de Annecy, com cinco filmes em concurso e mais dois fora de competição. José Miguel Ribeiro está duplamente seleccionado.
Após «New York, I Love You» e «Paris, Je t'aime», filmes colectivos centrados em pontos geográficos específicos vão voltar com «7 Days in Havana», com Laurent Cantet, Benicio del Toro e Gaspar Noe entre os realizadores convidados.