«Motivação, muita vontade de vencer, de trabalhar, de sacrifício, nunca abandonar. Qualquer desporto tem sempre momentos duros e muita gente tem vontade de desistir. Isso é que pode dividir os que conseguem e os que abandonam o caminho. Durante a minha carreira, vivi talvez oitenta por cento de momentos difíceis e vinte por cento fantásticos. São estes vinte por cento que que nos dão força para continuar e que nos levam sempre mais à frente». - Tiago Monteiro
A celebrar 15 anos de carreira, Tiago Monteiro, um dos nomes mais marcantes do desporto automóvel em Portugal, é a próxima personalidade a ser homenageada no BIO numa surpreendente biografia com estreia marcada para dia 30 de dezembro, pelas 22h25.
Ao longo de cerca de cinquenta minutos de produção nacional, somos convidados a conhecer o percurso de vida e os momentos mais marcantes daquele que é já considerado um dos melhores pilotos portugueses de todos os tempos.
Neste trabalho, o BIO revela a forma como o piloto descobriu a paixão pelo mundo da velocidade, as recordações de infância, o início nos desportos motorizados, as primeiras competições, a evolução na carreira desportiva, o sonho de chegar à Fórmula 1, a importância do apoio familiar, bem como a dedicação e intensa preparação física que pautam o seu dia-a-dia.
A vertente mais humana do piloto é igualmente abordada, já que, sempre que possível, Tiago Monteiro procura envolver-se em projectos de solidariedade. O piloto aborda ainda a sua relação com os patrocinadores e com os fãs, recordando o apoio fundamental do pai, que considera «o maior fã e amigo, o maior apoio, que está sempre envolvido em todas as decisões».
Os pais, Edmar Monteiro e Isabel Monteiro, a mulher, a modelo Diana Pereira, e os empresários desportivos Didier Poulemaire e Frederic Vasseur, são os intervenientes neste documentário que ajudam a construir o percurso de vida do piloto português.
Edmar Monteiro é um dos principais pilares de Tiago e o responsável por lhe ter transmitido esta paixão. "O Tiago não foi pensado para piloto profissional, eu teria pensado, hipoteticamente, que ele fizesse comigo algumas provas como gentlemen driver, mas o que aconteceu, foi que perdi o controlo da situação. Mais não fiz do que apoiar e viver, até agora, momentos intensos e fantásticos", refere.
Diana Pereira assume, naturalmente, um lugar de destaque nesta produção, revelando a forma como se conheceram, como acompanha o dia-a-dia do marido, a sua paixão pelo automobilismo ou os esforços para sintonizar as intensas agendas profissionais de ambos. "Fizeram um evento e ele deu uma volta comigo no autódromo. A partir daí, não houve volta a dar, fiquei agarrada a ele e aos carros, mais ainda", recorda.
A chegada dos filhos e o impacto que assumiram na sua vida é um dos temas que Tiago Monteiro aborda neste programa, referindo a força e a motivação que incutiram no campo profissional.
Durante a biografia, o piloto partilha ainda a primeira vez que deu uma palestra sobre a sua paixão pelo desporto automóvel no Fórum Económico de São Petersburgo, na presença de vários presidentes, como Bush ou Putin. «Foi a palestra mais difícil que dei, onde falei sobre a minha paixão, a minha profissão, a minha visão do mundo e do meu sonho e, no final, toda a gente se levantou a aplaudir, foi uma sensação incrível», explica.
A forma talentosa e metódica com que lida com a sua profissão é uma das principais características que lhe atribuem. «Ele é também um piloto, como dizem os anglo-saxónicos, que marca bolas, o que quer dizer que, ao mesmo tempo que faz entretenimento, é capaz de divertir os sponsors, reunindo todos os ingredientes para ter chegado à Fórmula 1», refere o seu empresário, Didier Poulmaire.
Depois de prestigiadas figuras do panorama nacional como Mariza, Herman José, Alexandra Lencastre, Diogo Infante, Catarina Furtado ou Virgílio Castelo, o BIO convida-o agora a conhecer a trajectória de vida do piloto Tiago Monteiro que, aos 35 anos, continua a somar vitórias.
Sexta-feira, 30 de dezembro pelas 22h15, no Biography Channel.
Comentários