A rodagem de "The Crown" vai parar temporariamente após a morte da Rainha Isabel II esta quinta-feira, aos 96 anos.

Num mail ao Deadline Hollywood, o criador da série confirmou que espera que a produção seja interrompida durante algum tempo.

"'The Crown' é uma carta de amor a ela e não tenho nada a acrescentar por agora, apenas silêncio e respeito. A minha expectativa é que paremos de filmar por respeito também", escreveu.

A rodagem da sexta e última temporada começou em agosto e ainda há poucos dias surgiu o anúncio dos atores que vão interpretar o Príncipe William e Kate Middleton.

Os novos episódios do drama histórico vão centrar-se nos acontecimentos antes e depois da morte da princesa Diana, em 1997.

Tal como aconteceu com Isabel II, a série também tinha planos preparados há muito tempo para o caso da sua morte ocorrer durante a produção: a paragem por um período "respeitável" de tempo tinha sido referida por Stephen Daldry, que dirigiu os episódios iniciais da primeira temporada em 2016.

Com duas temporadas cada, três atrizes interpretam Isabel II em "The Crown": Claire Foy, Olivia Colman e Imelda Staunton.

No caso de Imelda Staunton, o seu "reinado" começa com a estreia da quinta temporada na Netflix em novembro, em data ainda por anunciar.