O BIO demonstra a vida da famosa cantora e compositora canadiana Shania Twain em seis episódios, todos os sábados a partir das 21h30.
A série documental “Shania Twain: A Vida Continua” torna pública a sua história privada, quando começa uma viagem de recuperação e descoberta. Motivada pelo seu fracasso matrimonial, pelo ressurgimento dos traumas do passado e pela perda da sua voz, a sua viagem não é, de todo, de autocomiseração. Vendo-se obrigada a examinar a sua vida, ela mostra-nos que é possível avançar com coragem, humor e muito trabalho. O seu objetivo: recuperar a voz e voltar finalmente aos palcos.
O primeiro episódio “A Partir de Agora”, que será emitido a 2 de junho às 21h30, mostra que a cantora Shania Twain, vencedora de cinco prémios Grammy, esteve retirada durante seis anos. Deixou de cantar em público em 2006 devido às pressões da carreira, ao perfeccionismo e à crescente falta de autoconfiança. Além disso, Shania revela que, naquela altura, o casamento com o produtor musical “Mutt” Lange também se estava a desmoronar. Por fim, a cantora perdeu a voz.
“Bola para a Frente” é o segundo episódio, que será emitido a 9 de junho às 21h30, e que nos mostra que Shania Twain continua a sua viagem visitando os locais onde iniciou a sua carreira. Apercebe-se de que sente falta da vida tranquila e privada que levava na altura e verifica que o êxito se tornou demasiado cansativo. A cantora visita o Shania Twain Centre, de Timmins (Ontário), na sua cidade natal, onde nos conta como a sua vida mudou, quando conheceu o produtor Robert “Mutt” Lange. Com ele, a sua carreira foi lançada ao estrelato.
No terceiro episódio, “Algo se passa em Las Vegas”, que será emitido dia 16 de junho às 21h30, vemos que a viagem de Shania Twain para recuperar a voz e a confiança conduziu-a a Las Vegas, onde lhe fizeram uma proposta para atuar no Caesar’s Palace. Mas ela não se sentia preparada. Ali, encontra-se com uma amiga, Gladys Knight, que lhe dá alguns conselhos para superar o medo dos palcos. Depois, Shania decide ter a certeza de que não tem qualquer problema físico, dirigindo-se, ao Vanderbilt Medical Center de Nashville, onde uma equipa de especialistas a examina. Os médicos declaram que Shania não tem nenhum problema com as cordas vocais, mas sim com os músculos que as rodeiam, recomendando-lhe uma terapia física para os relaxar. Em seguida, Shania encontra-se com Dr. Livingston, um autor e psicólogo de renome, com quem fala, entre outras coisas, sobre como libertar-se do passado e retomar a sua carreira.
Dia 23 de junho às 21h30, no episódio “Medo é apenas uma palavra”, Shania põe de parte os seus medos emocionais para se concentrar nos físicos. Para isso, realiza uma difícil escalada e apercebe-se de que não tem medo de um desafio físico, mas sim de tomar a decisão de concretizá-lo. É esse mesmo medo que a impede de cantar perante o público. No dia seguinte, Shania conhece Ted e Marcella Waird, que dirigem o Golden Willow Retreat, em Taos (Novo México), um centro que oferece apoio a pessoas que já sofreram tormentos e perdas. Com a ajuda de Ted, Shania apercebe-se de que deve tomar a iniciativa de se curar emocionalmente.
Sábado, dia 30 às 21h30, em “Hoje é o teu Dia”, Shania Twain viaja até Nova Iorque para uma sessão fotográfica, devido à sua reveladora autobiografia. Um dos objetivos é conseguir um retrato que se pareça com uma fotografia que lhe tiraram aos sete anos de idade. Shania explica que escreveu esta autobiografia para que o seu filho possa conhecer a história da sua vida. Em seguida, dirige-se à fazenda de Bo Derek e do seu namorado John Corbett. Shania já conhecia Bo, dado que tanto ela como o seu marido, o falecido John Derek, produziram um dos seus vídeos musicais. Shania, uma cavaleira profissional, monta a cavalo e reflete sobre o quanto a sua vida mudou durante todos estes anos.
No último episódio, “Amor Eterno”, que será emitido dia 30 às 22h20, a viagem de Shania está prestes a chegar ao fim. Com a ajuda de Fred, a cantora aceita tudo o que se passou no seu primeiro casamento e valoriza a parte positiva. Agora, Fred e ela passarão o resto da sua vida juntos, tendo celebrado o casamento nas Bahamas no dia 1 de janeiro de 2011. Shania reúne-se pela última vez com Dr. Gordon Livingston, com quem reflete sobre o quão longe chegou desde o início da viagem e tudo o que aprendeu enquanto percorreu este caminho. Pouco depois, Lionel Richie propõe-lhe gravar a dois a fabulosa canção Endless Love. No início, devido aos receios que tinha em relação à sua voz, Shania recusou a oferta, mas Lionel estava decidido a convencê-la, porque ele próprio perdeu a voz num momento da sua carreira e compreende o medo e as dúvidas da artista.
Comentários