"O BARÃO"

"O Barão", filme inspirado na obra de Branquinho da Fonseca, é um remake neuro-gótico de um filme fantasma realizado durante a II Guerra Mundial. Proibido pelo ditadura fascista por retratar um tiranete, um vampiro marialva que aterrorizava os habitantes de uma região montanhosa.

A narrativa, expressionisticamente hipnótica, conduz o Inspetor-Narrador-Espectador por uma natureza insólita até ao castelo do Barão. "O Barão" é um camaleão emocional - ora se apresenta dócil ou irascível, um homem-javali, "uma pura besta". Vive um amor aprisionado, dentro e fora de si. Um amor inatingível. Um ideal corrompido. Idalina, criada aristocrata paira pelo castelo. A sua esguia e esquiva figura perturba o Inspetor e o Barão. O Inspetor é arrastado para uma noite sem contornos definidos. Figuras mitológicas irrompem no intervalo: uma Tuna escravizada, músicos encapuçados liderados por um maestro ciclope.

2011, Portugal Maiores de 12
Produção: Portugal
Realização: Edgar Pêra

"GUERRA CIVIL"

Verão de 1982. Praia, é o fim das férias. Rui e os pais vivem fechados nos seus mundos, cegos à falha que os caracteriza como família e os condena ao solitário mal-estar da sobrevivência. Rui vai ter exames, mas interessa-se apenas por música e pela exploração de mundos imaginários que, constantemente, esboça em desenhos. Só Joana parece capaz de o arrancar do seu autismo. A vitalidade da rapariga fascina-o. Helena é incapaz de preencher a distância que a separa do filho. Enquanto espera o marido, mantém uma relação com Zé, vinte anos mais novo. Alberto chega finalmente e tenta uma aproximação desastrada ao filho. O verão está a chegar ao fim e Rui escorrega entre a fantasia infantil do seu mundo e o apelo ao sexo da adolescência.

2010, Portugal Maiores de 12
Produção: Luz e Sombra
Realização: Pedro Caldas