
De acordo com um estudo da Cision, em apenas três dias – 9, 10 e 11 de maio – o cantor de "Amar pelos dois" foi citado em 1.641 notícias em todo o mundo, contabilizando apenas os meios online e excluindo os artigos publicados em Portugal.
Segundo o estudo, foi na Alemanha que o cantor português conquistou mais atenções: no total, foi referenciado em 382 notícias, quase o dobro da Espanha, o segundo país onde Salvador foi mais falado. "Apesar de a maior parte das menções nos sites germânicos ter sido uma genérica alusão à sua passagem à final, houve alguns meios que aprofundaram a sua análise, descrevendo 'Amar pelos dois' como 'uma íntima balada, cheia de sentimento', que se tornou ainda 'mais melancólica e sensual' na voz do português", explica a Cision.
De acordo com o comunicado, a imprensa espanhola foi quem mais elogiou o tema composto por Luísa Sobral. Nas 192 notícias veiculadas no país vizinho, os jornalistas destacaram que o concorrente luso conseguiu "silenciar as 11 mil pessoas" presentes no Centro Internacional de Exposições, em Kiev, durante a sua atuação, tendo sido depois "um dos mais aplaudidos" da noite. O problema de coração do artista também foi abordada pelos espanhóis.
A Suécia, cujo concorrente é considerado um dos principais candidatos à vitória final (ainda que o favorito nas casas de apostas e na sondagem feita no site oficial da Eurovisão seja o italiano Francesco Gabbani), foi o terceiro país com mais referências ao concorrente português - 162. "Os meios do país nórdico elogiaram a atitude do português, que “encantou” todos pelo facto de ter usado uma camisola com a mensagem “S.O.S. Refugees” na conferência de imprensa e por ter aproveitado os seus minutos de fama para mostrar “compaixão” para com os refugiados que chegam à Europa. O gesto do cantor foi também notícia em países como França, Espanha, Alemanha, Austrália ou Estados Unidos", frisa a Cision no estudo divulgado esta sexta-feira, 12 de maio.
Salvador Sobral também deu que falar nos Estados Unidos (131 notícias) e na Austrália (62). Nos artigos, os norte-americanos destacaram a "afinação perfeita" e simplicidade da prestação do português.
Conheça os 10 países onde mais se escreveu sobre Salvador Sobral:
Alemanha – 382 notícias
Espanha – 192 notícias
Suécia – 162 notícias
Estados Unidos – 131 notícias
Austrália – 62 notícias
Itália – 57 notícias
Roménia – 51 notícias
França – 50 notícias
Reino Unido – 50 notícias
Finlândia – 47 notícias
Total: 1641 notícias
Comentários