Hugh Hefner não agrada a todos. Amado ou odiado, o fundador da Playboy faz parte da história da cultura norte-americana. A sua vida de excessos e as suas "proezas sexuais", como considera o Odisseia, vão estar em destaque no documentário "Hugh Hefner: Playboy, Ativista e Rebelde", que irá ainda revelar o seu "desconhecido lado humanitário".

Quando Hefner lançou a Playboy em dezembro de 1953, a revista alcançou notoriedade instantânea com um nu de Marilyn Monroe nas páginas centrais. De um dia para o outro, Hefner tornou-se um acérrimo defensor da revolução sexual e, imediatamente, as vozes mais conservadoras declararam guerra a Hefner e à Playboy.

Ao longo de 120 minutos, "Hugh Hefner: Playboy, Ativista e Rebelde", realizado por Brigitte Berman, "desvenda a história de um dos editores mais influentes do século XX e a sua coleção de atos heroicos, analisando as suas batalhas mais ferozes com quase todos os membros do governo dos Estados Unidos da América, dando voz a vários críticos do 'bon vivant' e patriarca da mansão Playboy", refere o canal por cabo.

Nesta produção, o Odisseia afirma explorar, por um lado, a dualidade de Hugh Hefner, o conquistador que persegue a sua própria odisseia sexual e, por outro, a parte mais humana e desconhecida, como catalisador para a mudança progressiva de uma série de questões políticas e sociais, como a igualdade racial, a defesa dos direitos da Primeira Emenda, o direito ao aborto, a liberdade sexual, a censura e a justiça social.

Como força cultural, contudo, Hugh Hefner ainda divide os Estados Unidos. "Para os seus defensores, ajudou os americanos a livrarem-se da neurose e do puritanismo. Para os seus críticos, incluindo muitas feministas e conservadores, ajudou a desencadear uma revolução do comportamento sexual que transformou em simples objeto e vítima um número incontável de mulheres, promovendo uma visão imoral da vida, baseada no prazer", avança o Odisseia.

"Hugh Hefner: Playboy, Ativista e Rebelde"

Realizador: Brigitte Berman
Produtora: Metaphor Films
País de Origem: Canadá
Ano de Produçao: 2009

Transmissão: Sábado, 24, às 23:00 e domingo, 25, 13:00