Conhecido como o "rei" dos "talk shows", Parkinson morreu "pacificamente" na noite desta quarta-feira, 16 de agosto, após uma breve doença, informou a sua família à BBC.

"Parky", como era frequentemente chamado, era um rosto familiar na televisão britânica, com as suas entrevistas íntimas com celebridades, sobretudo no programa "Parkinson", da BBC, exibido pela primeira vez, e com sucesso imediato, em junho de 1971. O talk-show foi relançado em 1998 e conseguiu boas audiências.

O jornalista afirmava que havia entrevistado 2.000 celebridades ao longo da carreira. A sua entrevista com o pugilista Muhammad Ali é uma das mais emblemáticas. "Ele é o ser humano mais notável que já conheci", afirmou na altura.

Também entrevistou os atores Marlon Brando, Richard Burton, Orson Welles e Fred Astaire, entre outros, além de membros da família real, como a princesa Anne, filha da rainha Isabel II. Na década de 2000, também conversou com o jogador de futebol David Beckham e a atriz Judy Dench.

Em 2008, o apresentador foi condecorado pela rainha Isabel II no Palácio de Buckingham.

Após o anúncio da sua morte, as homenagens multiplicaram-se no Reino Unido.

O diretor-geral da BBC, Tim Davie, elogiou "o incrível apresentador e jornalista que definiu o formato para todos os apresentadores e programas que vieram depois".