O aclamado filme de Raúl Ruiz volta a somar mais dois galardões à longa lista de prémios internacionais.
Ontem à noite, em Paris, «Mistérios de Lisboa» foi considerado pelo prestigiado Sindicato Francês de Críticos de Cinema como a Melhor Série de Televisão e ainda o Melhor DVD do ano.
Depois de «Mistérios de Lisboa» ter conquistado o Prémio Louis Delluc, o mais importante do cinema francês, este reconhecimento consolida o êxito imparável desta obra que se afirma como a mais aplaudida da recente cinematografia nacional.
Na cerimónia deste ano dos prémios do Sindicato Francês de Críticos de Cinema foram igualmente distinguidos os filmes «Melancolia», de Lars von Trier, como Melhor Filme Estrangeiro, «L'Exercice de L'État», de Pierre Schoeller, como Melhor Filme Francês, ou ainda «Angèle e Tony», de Alix Delaporte, como Melhor Primeiro Filme francês.
O Sindicato Francês de Críticos de Cinema, composto por mais de 250 membros, que incluem profissionais de publicações como o jornal Le Monde e a revista Les Inrocks, é a entidade responsável pela organização da reputada Semana da Crítica, no Festival de Cannes. Da lista de jurados que atribuíram estes galardões fazem parte prestigiadas figuras da crítica francesa, como Philippe Rouyer, da revista Positif e do programa Le Cercle, do Canal +.
Ao longo do seu reconhecido percurso internacional, «Mistérios de Lisboa» já foi premiado com a Concha de Prata no Festival de San Sebástian, o Prémio Louis Delluc e o Satellite Award para Melhor Filme Estrangeiro.
A adaptação da obra de Camilo Castelo Branco foi ainda considerada o Melhor Filme Estrangeiro pela Associação de Críticos de Cinema de Toronto e Raúl Ruiz recebeu o Special Award da Associação de Críticos de Nova Iorque.
A edição especial em DVD de «Mistérios de Lisboa», composta por 6 discos e que inclui o filme bem como a série de seis episódios, encontra-se já disponível nas lojas.
Comentários