Nas últimas três semanas, a casa de Manuel Luís Goucha no Alentejo foi o cenário do programa das manhãs da TVI. A última emissão de "No Monte do Manel" foi para o ar esta segunda-feira, dia 31 de dezembro, na TVI.

No seu blog, O Cabaré do Goucha, o apresentador revelou como surgiu a ideia de abrir as portas da sua casa. "Estava de férias, uma semana no Alentejo, e o telemóvel tocou. Era o Zé Eduardo Moniz: 'Manel Luís tive uma ideia: vocês vão ter de sair por duas semanas do estúdio, para se construir o novo cenário do 'Você na TV', que acha de fazermos o programa, durante esse período, a partir da sua casa?'. 'Que casa?' – perguntei. 'Na de Fontanelas, nem pensar!'- ainda acrescentei, que sendo essa a casa de todos os dias, a primeira, não estava disposto a tamanha invasão. 'Estava a pensar no monte, aí no Alentejo!'- respondeu. Assim sendo, porque não? Levei dez minutos a decidir, ouvido o Rui, que somos sempre dois seja em que casa for", contou.

"Um programa necessariamente mais intimista que alguns estranharam mas que se entranhou, dadas as audiências obtidas, prova que nem tudo tem de ser feito em alta gritaria e frenesim. Quem vê está sempre a surpreender-nos, como em tudo na vida isto não são favas contadas, por isso não menosprezemos o público, este sabe o que é qualidade e verdade", frisou ainda Manuel Luís Goucha no seu blog pessoal.

No texto, o apresentador da TVI frisa ainda que "valeu a pena" abrir as portas da sua casa: "Sim, abrimos as portas do monte … e valeu a pena. Se valeu! Foram dez dias, dos mais felizes da minha vida profissional. Obrigado a todos os que o tornaram possível".

Manuel Luís Goucha regressa ao "Você na TV" na próxima quarta-feira, dia 2 de janeiro, com Maria Cerqueira Gomes. "Novo ano, novo desafio. Daqui a dois dias regresso ao estúdio com um novo cenário e uma nova colega, a Maria. Vai começar um novo caminho com alguém que sei querer proteger e amar. E consigo, sempre consigo", lembrou.