Sophie Turner teve o seu primeiro grande trabalho com «A Guerra dos Tronos» e continua por lá no final de três temporadas. A atriz conta-nos como tem sido interpretar a sofredora Sansa.

A Sansa passou por momentos difíceis na segunda temporada. Esperas que venham aí tempos mais felizes para ela?

Bom, eu conheço a história dos livros e neles ela é uma prisioneira. Esperava que os guiões pudessem ser diferentes mas não. Espero o melhor para ela e vamos ver se consegue ou não sair daquela situação.

O que lhe vai acontecer na terceira temporada?

Vai ser uma montanha-russa. Ela fica ainda mais na mó de baixo do que na segunda e primeira temporadas, porque perdeu toda a sua inocência. No entanto, ainda tem esperança. Pode dizer-se que ela é um pouco ingénua por ainda ter esperança e isso é um defeito de caráter. É triste vê-la.

Achas que ela pode vir a tornar-se numa espécie de Cersei ou numa espécie de Catelyn?

A Cersei passou por algo semelhante com o Robert. O Robert não era tão mau para a Cersei quanto o Joffrey para a Sansa mas ela casou por causa de alianças políticas. Por isso, poderia dizer-se que a Sansa iria seguir o mesmo caminho da Cersei mas eu penso – para o bem dela – que ela irá ficar do lado da sua mãe, Catelyn. Até pelas roupas que ela veste vemos que é aí que ela pretence. Nas temporadas dois e três vêmo-la voltar a usar as roupas do norte e penso que tudo nela quer estar com a sua mãe.

Este foi o teu primeiro trabalho e cresceste com a série. O que é que mudou?

É a melhor parte da minha vida até agora. É melhor do que qualquer aula de representação pode dar porque estou a trabalhar com as melhores pessoas da indústria e posso ver tudo a acontecer. Desde os meus 13 anos que cresci e amadureci muito. Nos meus 17 anos, «A Guerra dos Tronos» foi a melhor experiência que já tive.

Diz-nos uma coisa que as pessoas não saibam sobre «A Guerra dos Tronos».

Deixem-me pensar… O vinho é nojento, é como sumo de uva e toda a gente o odeia. No entanto estão a tentar melhorá-lo e em cada temporada sabe um bocadinho melhor.