Numa altura em que Hollywood vive um frenesim à procura de conteúdo on-line, os criadores da famosa série de animação "South Park", Trey Parker e Matt Stone, assinaram um enorme acordo esta quinta-feira (5) para produzir 14 filmes da sua famosa sátira para a plataforma de streaming Paramount+.

Embora a MTV Entertainment Studios, que assim como a Paramount+, pertencem à ViacomCBS, não tenha divulgado números, a Bloomberg News informou que o acordo foi de 900 milhões de dólares [762 milhões de euros], um dos maiores da história da televisão.

A Paramount+ foi lançada em março como uma aposta para competir num mercado faminto por conteúdo e liderado por Netflix, Disney+ e Amazon Prime.

Em comunicado, Chris McCarthy, da MTV Entertainment, disse que desenvolver novos conteúdos com "pessoas com grande talento como Matt e Trey é o núcleo da estratégia de crescimento da Paramount+".

O acordo também inclui novas séries de "South Park" para a emissora de TV Comedy Central, onde será possível ver a sátira chegar ao seu trigésimo aniversário em 2027.

"South Park" é ambientada numa pequena cidade dos EUA e é conhecida pela linguagem extrema e por satirizar temas sociais. Começou a ser exibida em 1997 e já originou um filme, vários videojogos e outros produtos.

"A Comedy Central tem sido a nossa casa durante 25 anos e estamos realmente felizes que se comprometam connosco pelos próximos 75 anos", disseram Parker e Stone num comunicado conjunto.

"Mal podemos esperar para voltar a fazer episódios tradicionais de 'South Park', mas agora também podemos experimentar com novos formatos", acrescentaram.

Embora a ViacomCBS ainda não tenha comentado a cifra de 900 milhões de dólares, esse valor equipara-se ao do acordo com o qual a atriz Reese Witherspoon vendeu esta semana a sua produtora Hello Sunshine a uma nova companhia de capital privado.

Também ocorre depois de, em maio, a Amazon concordar em comprar os MGM Studios por 8,45 mil milhões de dólares.

Grandes companhias de media e tecnologia como HBO Max, Peacock e Apple TV+ lançaram recentemente plataformas para entrar na chamada "guerra do streaming", ao mesmo tempo que procuram amplos catálogos de conteúdo para atrair e reter assinantes.

Atualmente líder do mercado, a Netflix tem 209 milhões de assinantes.