"Odisseia" é uma das apostas da nova grelha de programação da RTP1 e propõe uma história contada em duas narrativas que se cruzam ao longo de 13 episódios. O primeiro vai para o ar este domingo.

A primeira narrativa de "Odisseia" centra-se em Bruno Nogueira e Gonçalo Waddington (interpretando-se a si mesmos), dois amigos que partem numa viagem por Portugal em autocaravana. Ambos sentem necessidade de se afastar das suas vidas profissionais e familiares e de pensar numa solução para os seus dramas pessoais.

Na segunda narrativa, contada como um making-of ficcionado, existem os argumentistas da própria série: Bruno Nogueira, Gonçalo Waddington e um terceiro elemento, Tiago Guedes, o realizador.
Os três autores, qual "Deus ex Machina", decidem o destino dos heróis e da própria história enquanto vai sendo escrita, interferindo diretamente na viagem dos dois amigos, escolhendo os atores que devem aparecer, como Rita Blanco, Nuno Lopes e Camané, mudando os desejos e motivações dos protagonistas, deste modo brincando com as suas vidas.

Nesta odisseia de 13 semanas, os heróis, vivendo aventuras absurdas e travando amizades improváveis, sempre com o olhar atento e implacável dos seus criadores, irão aperceber-se de que a solução para as suas vidas está em encarar as suas responsabilidades e não em fugir delas.

Premissa do primeiro episódio: Gonçalo recebe uma mensagem no telemóvel e vai até ao Hospital buscar Bruno. Depois de o levar a casa, fica com Bruno porque o médico aconselhou a que não ficasse sozinho. Bruno e Gonçalo passam os próximos dias juntos, acabando na festa de 50 anos de casados dos avós de Bruno.