O canal História estreia dia 1 de junho, às 17h00, a série “Império”. Ao longo de cinco episódios, conta a história do Império Britânico, relatando não apenas a sua ascensão e queda, mas também as várias influências que teve sobre o mundo moderno e a própria Grã-Bretanha, em aspetos como a política, a sociedade ou a tecnologia.
A partir de dia 1 de junho, todas as sextas-feiras, viaje até à Índia, ao Médio Oriente, ao Canadá, a África, ao Caribe e ao Extremo Oriente em busca dos extraordinários personagens, das ambições desmedidas e dos princípios surpreendentes que criaram um império quatro vezes maior do que a antiga Roma.
1º Episódio - O GOSTO PELO PODER (1 de junho)
A demonstração deliberada de esplendor ou de culto à monarquia foi um dos meios que a Grã-Bretanha usou para ganhar e conservar poder. Existirá ainda algum país tão obcecado com o que Lawrence da Arábia chamou de “controlar as embrulhadas dos outros”?
2º Episódio - COMO EM CASA (8 de junho)
Quando se conquista e assenta em novos países, como se cria uma sensação de lar? Por seu lado, muitos dos milhões de afetados pela expansão do império aprenderam a ver a Grã-Bretanha como a sua casa.
3º Episódio - OS DESPORTOS (15 de junho)
O império viveu o crescimento de um particular tipo de herói britânico: cavalheiresco, aventureiro e atlético. E também o de uma nova obsessão, os desportos, cujas doutrinas espalharam-se por todas as escolas públicas do império e assentaram as bases de muitas das grandes disciplinas desportivas de hoje em dia.
4º Episódio - ENRIQUECER (22 de junho)
A procura do tesouro dos piratas transformou-se num império casual, baseado no comércio… e na escravatura. E criou as bases do moderno sistema financeiro global.
5º Episódio - FAZER O BEM (29 de junho)
Esta é a história de como o desejo de conquista se transformou na missão de fazer melhor ao resto da humanidade. Como terá esta tarefa se tornado numa crença cega de que a Grã-Bretanha podia, e devia, dominar o mundo?
Comentários