Marta Cinta, antiga bailarina profissional, é a protagonista de um vídeo que se tornou viral nas redes sociais nos últimos dias. No vídeo, gravado em 2019, a espanhola que sofria de Alzheimer replica sem hesitar os paços de dança ao ouvir a  música de "Lago dos Cisnes", de Tchaikovsky.

Segundo a imprensa espanhola, o vídeo foi gravado no ano passado, quando a associação Música para Despertar visitou o lar de idosos Muro de Alcoy, onde a ex-bailarina passou os últimos anos de vida. Marta Cinta morreu em março e ninguém sabe ao certo quantos anos teria.

"Calculamos que tenha nascido por volta de 1924. Mas no bilhete de identidade diz que nasceu em 1949, e que agora teria 70 anos",  contou Inmaculada Vilar, a diretora do lar de idosos, ao El Español, lembrando que, ao longo da carreira, Marta Cinta foi primeira bailarina em Nova Iorque.

Ao The Guardian, Grace Meadows, diretora da organização Música para Demência, frisa que a memória auditiva é uma das últimas coisas que uma pessoa perde. "É uma das vias neurais mais profundas que são estabelecidas", lembra, explicando que a memória auditiva não é afectada quando as pessoas sofrem de demência cognitiva.

Segundo a diretora da organização Música para Demência, a música é processada em várias parte dos cérebro, o que evita o seu bloqueio.

Ao jornal britânico, Fergus Early, que tem realizado workshops de música e dança para pessoas com demência, acrescenta que o poder da música "parece pura magia". "As pessoas transformam-se (...), voltam a ser quem eram", frisa, contando que tocou uma "canção folclórica" para uma "pessoa de cadeira de rodas e, de repente, os seus pés começaram-se a mexer muito rápido". "No final da aula, começou a falar e ela nunca tinha falado nada com ninguém", acrescenta.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.