Viggo Mortensen, ator conhecido pelo seu papel como Aragorn na trilogia "O Senhor dos Anéis", tornou-se membro da organização separatista catalã Omnium Cultural - informou a entidade esta quinta-feira (10).

"A família da Omnium é cada vez maior e, a partir de hoje, temos a honra de contar com o apoio do ator Viggo Mortensen como novo membro", disse a instituição no Twitter, mensagem que pouco depois foi colocado também na conta do ator.

Com 59 anos, criado na Argentina e atualmente residente em Madrid, Viggo Mortensen mantém desde 2010 um relacionamento com a atriz catalã Ariadna Gil. No ano passado, ele manifestou-se a favor de um referendo de autodeterminação na Catalunha.

Fundada em 1961 para promover a língua e a cultura catalãs reprimidas pela ditadura de Francisco Franco (1939-1975), a Omnium tornou-se nos últimos anos um membro relevante no processo separatista lançado na Catalunha. Juntamente com a associação ANC organizou vários protestos na região.

O seu atual presidente, Jordi Cuixart, encontra-se em prisão preventiva desde meados de outubro. Ele é acusado de rebelião pelo seu envolvimento no processo de secessão liderado pelo governo regional catalão de Carles Puigdemont e que levou a uma frustrada declaração de independência a 27 de outubro do ano passado.