Ícone da pop, George Michael deixou sua marca nos anos 1980 e 1990 com inúmeras canções de culto, indissociáveis de uma época onde os videoclips garantiam o sucesso em igual ou maior medida que as próprias canções.
Recorde alguns dos temas que marcaram a carreira do músico britânico:
"Wake Me Up Before you Go-Go" (1984). Primeiro sucesso da dupla George Michael e Andrew Ridgeley. O videoclip é típico dos anos oitenta. George Michael, que veste uns calções bicolor e exibe um penteado volumoso, salta e canta perante as admiradoras.
"Last Christmas" (1984). Esta canção tornou-se um clássico das festas de fim de ano, principalmente no Reino Unido, embora não fale de lembranças natalinas, mas de um relacionamento que chegou ao fim. Coldplay, Kylie Minogue e Taylor Swift criaram versões do tema.
"Careless Whisper" (1984). Um solo de saxofone abre esta balada que fez namorados dos anos oitenta dançarem. George Michael escreveu o tema quando tinha 17 anos. No videoclip, o cantor de fato preto, abandonando as roupas extravagantes da época.
"Faith" (1987). Esta faixa do seu primeiro álbum a solo tem um toque roqueiro que contrasta com as canções pop do início da sua carreira. No videoclip, o cantor veste um casaco de couro e usa um brinco em forma de crucifixo.
"I Want Your Sex" (1987). "I want your sex/I want your love, I want your... sex": com um refrão tão atrevido e um videoclip sensual, com roupa interior e lençóis de seda, o cantor teve problemas com a censura, por exemplo com a BBC. No entanto, a última imagem do vídeo deixava ainda uma mensagem polémica: "Explore monogamy" ("Explore a monogamia").
"One More Try" (1987). Esta balada ultra romântica de seis minutos apresenta um George Michael mais sombrio, que canta sobre o medo de começar um novo relacionamento amoroso.
"Freedom !" (1990). Para o videoclip desta canção, do álbum "Listen Without Prejudice", George Michael convidou algumas das modelos mais famosas da época - Cindy Crawford, Naomi Campbell e Linda Evangelista.
"Don't Let The Sun Go Down On Me" (1991). Esta versão ao vivo interpretada com Elton John, o autor da canção, teve um enorme sucesso e tornou-se um clássico de George Michael nos palcos.
"Jesus To a Child" (1996). George Michael só revelou a sua homossexualidade em 1998, mas já tinha deixado pistas anteriormente. Foi o caso desta canção de sete minutos, que escreveu em memória ao seu ex-namorado, o brasileiro Anselmo Feleppa, morto em 1993.
"Outside" (1998). George Michael foi detido por atentado ao pudor numa casa de banho pública em 1998. Após revelar a sua homossexualidade, riu-se daquele episódio nesta canção, que propõe uma nova ode ao sexo livre, com um videoclip em jeito de paródia.
Recorde no vídeo a atuação de George Michael no Rock in Rio Brasil, em 1991:
Comentários