“O tema central é Limpar o Planeta, porque é um tema fraturante a nível mundial, com o problema da água, da poluição, dos oceanos, mas também dos paraísos fiscais”, explicou à Lusa o diretor do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos, à margem de uma conferência de imprensa no Porto.
Para 2018, o Museu Nacional da Imprensa destacou o PortoCartoon Juvenil, um novo concurso destinado a estudantes dos 15 aos 25 anos, que visa promover a reflexão humorística e a expressão caricatural da sociedade, com o intuito de começar trabalhar numa verdadeira “escola de humor portuguesa”, avançou Luís Humberto Marcos.
“Sentimos a necessidade de lançar o PortoCartoon Juvenil, porque precisamos estimular os novos artistas que estão nas escolas a interpretarem a realidade e estimular também os professores de Educação Visual e das Artes para desenvolverem o humor com os alunos através da arte”, acrescentou.
A grande intenção do Museu Nacional da Imprensa é conseguir “criar uma escola de humor portuguesa a partir destas raízes”, desvenda, observando que a “consciência democrática passa pelo humor”.
O novo concurso vai decorrer entre quarta-feira e o dia 28 de fevereiro de 2018, data final para a entrega dos trabalhos, que podem ser em papel ou peças escultóricas.
O 1.º prémio é de 500 euros, enquanto o segundo classificado receberá 200 euros e o terceiro 100. Todos os premiados recebem também livros. Está previsto também o Prémio Escola, para trabalhos de turma, cujo vencedor ganha material escolar.
Para celebrar a 20.ª edição do PortoCartoon, o Museu Nacional da Imprensa também anunciou que, para a secção de caricaturas, foram escolhidas as figuras da fadista Amália Rodrigues e do realizador Woody Allen.
“Todos os anos escolhemos duas figuras emblemáticas, uma figura nacional e outra internacional”, explicou o diretor daquela instituição, referindo que a escolha nacional recaiu sobre uma “figura icónica da música portuguesa”, enquanto a escolha internacional foi para um cineasta e ator com uma “personalidade que inquieta e leva a grandes reflexões sobre a vida”.
O convite à participação é lançado aos cartunistas de todo o mundo.
Comentários